Comportamento autodestrutivo

Mesmo com muitos estudos feitos, ainda não há uma análise confirmada sobre os motivos que ocasionam pessoas a se destruírem. No entanto, não deve-se anular a ajuda de profissionais especializados nessa área para ajudar pessoas que são autodestrutiva.

Até mesmo pessoas que demonstram viver uma vida comum igual a qualquer outra pessoa, podem camuflar a autodestruição, porém, existem comportamentos que mesmo que sejam implícitos passam a ser percebidos por pessoas que convivem diariamente.

A autodestruição causa a desestabilização emocional do indivíduo. Além de provocar ações que destroem as suas vidas, passam a prejudicar também o seu emocional ocasionando situações mais graves.

Nem todo ser humano mantém o seu lado racional o tempo todo e acaba praticando comportamentos irracionais contra si. Sendo assim, a seguir você verá os principais comportamentos que uma pessoa autodestrutiva comete.

MENTIRA

Geralmente pessoas autodestrutivas possuem a autoestima baixa, logo a tendência para mentir ou ocultar fatos é relativamente maior. Pessoas que mentem demoram mais para formar frases ao dialogar, do que as pessoas que falam a verdade.

Pessoas autodestrutivas não conseguem manter um diálogo honesto por muito tempo, mesmo sem motivos, passam a inventar situações. Eles mentem sabendo que estão sendo falsos em suas palavras, mas com a intenção de que o outro acredite no que está dizendo.

VIOLÊNCIA

Pessoas autodestrutivas usam a violência para descarregar algo ruim que carregam dentro de si. Existem partes do cérebro que são ativadas justamente durante um ato de violência.

A violência poderá acontecer por algum motivo que provocou a reação de uma pessoa autodestrutiva, porém muitos especialistas acreditam que o cérebro e o genes do ser humano são condicionados a uma busca natural pela violência.

A violência pode estar ligada a muitos fatores, porém os atos de violência normalmente estão ligados a comida, parceiros sexuais ou território. Os hormônios responsáveis pelos atos de violência são ativados facilmente, mesmo em situações sem motivos concretos.

ROUBO

Não é incomum encontrar pessoas numa sociedade que já tenham cometido o ato de roubar, principalmente sem uma necessidade aparente. Podemos chamar essas pessoas de cleptomaníacos, que são pessoas que tem tendência para roubar.

A adrenalina é um dos maiores motivos de existirem pessoas que roubam sem precisar. Uma pessoa autodestrutiva está adepta a utilizar esses meios como um vício, porém acabam prejudicando suas vidas de forma lamentável.

TRAIÇÃO

Mesmo pessoas que já encontraram o par perfeito para namorar ou casar, cometem atos de adultério. Uma pessoa autodestrutiva comete este ato sem culpa alguma.

Pois, para essas pessoas o ato de trair não está ligado a ética, logo, é uma situação que é aceita por ele sem interferir sua integridade moral, estando também envolvido o sentimento de poder e satisfação ao trair a pessoa com quem mantém compromisso.

VÍCIOS

Mesmo sabendo os efeitos negativos de um vício ao seu corpo, uma pessoa autodestrutiva não deixa de lado a sua dependência química e sempre encontra um bom motivo para justificar o seu vício.

Geralmente, pessoas autodestrutivas não deixam de lado os seus vícios para ser aceito socialmente do jeito que é, por não compreender os riscos e por não se importar com a sua saúde, nem mesmo com as pessoas que se preocupam com ele.

BULLYING

Pessoas autodestrutivas praticam o bullying aos seus colegas. Existe uma frase bastante conhecida: “Pessoas machucadas, machucam pessoas”. Pessoas que fazem coisas para se prejudicar, não se importam em prejudicar o outro, nem mesmo se está deixando o colega em depressão.

O preconceito de uma criança, poderá surgir de dois lugares, podendo ser em seu lar ou na escola em que estuda. Pessoas autodestrutivas, podem cometer esse ato por status e poder, pois ao cometer o bullying, pensam que estão sendo superior diante um certo grupo.

ALTERAÇÕES ARTIFICIAIS NO CORPO

Pessoas autodestrutivas, tendem a modificar o seu corpo, principalmente quando essa modificação causa dor, por exemplo, fazer tatuagens. Não há nada de errado em fazer tatuagens, porém essas pessoas sentem prazer em mudar a aparência do seu corpo e principalmente em sentir dor para isso.

Cirurgias plásticas também estão associadas a autodestruição e assim como as tatuagens, não há problema algum, pois muitas pessoas fazem por vaidade, no entanto, existem as que utilizam as cirurgias plásticas como um meio para modificar o seu corpo e chamar atenção.

ESTRESSE

Pessoas autodestrutivas estão sempre estressadas, mesmo nos momentos de descanso. O estresse acaba prejudicando a saúde dessas pessoas, podendo ocasionar até mesmo um ataque cardíaco ou um câncer.

Cada vez mais as pessoas estão ficando estressadas durante a sua rotina, pois a tecnologia chegou a um nível, que as pessoas não só trabalham nos locais de trabalho, mas acabam levando também trabalho para casa, no intuito de agilidade, o que acaba gerando um estresse maior.

JOGO

Pessoas autodestrutivas acabam adquirindo o vício em apostar em jogos, muitos acabam apostando coisas que possuem valor material e sentimental, só para saciar a vontade de jogar.

O jogo também está associado ao sentimento de vitória, logo, esse sentimento cresce, fazendo com que a pessoa esteja sempre pronto para uma nova partida. Não é à toa que existem muitas histórias de pessoas que perderam tudo o que tinham em cassinos.

FOFOCA

Pessoas autodestrutivas, tendem a olhar mais para a vida do outro do que para a própria vida. Essas pessoas usam a fofoca, principalmente como um meio para aproximar pessoas que não gostam de outra pessoa, que obviamente ele também não gosta, somente para matar a sua vontade em falar da vida dessa outra pessoa.

A fofoca está totalmente associada a autodestruição, pois para essas pessoas não há nada melhor do que falar mal da vida de outra pessoa. Lembrando que a fofoca nem sempre está ligada a verdade, essas pessoas distorcem os fatos, mudando para uma versão que acarretará uma visão ruim dos acontecimentos.

Como faço para ter ânimo para emagrecer?

Uma injeção de ânimo tomada em qualquer hospital seria o ideal para continuar na dieta sem esbarrar na preguiça ou na falta de motivação. Contudo, não é possível dar essa guinada quando se trata de emagrecimento. Manter-se firme na reeducação alimentar é uma tarefa para os fortes.

Se você não sabe o que fazer para ter foco e objetivar sua dieta, calma! Nem tudo está perdido! Mas precisará realmente rever alguns conceitos e voltar a colocar os pés no chão, firmar seus objetivos em terrenos mais sólidos e iniciar novamente a forma de vida que contém uma alimentação mais saudável.

1° dica: Começou a dar tudo errado e você desliza na dieta com frequência? Faça uso de suplementos. Isso mesmo, alguns médicos nutricionistas orientam que para manter-se mais ativo é indispensável que faça uso de suplementos, eles dão energia extra, contribuem para se manter saudável e permitem que salvem sua dieta.

2° dica: Mude os caminhos! Se você está cansado de frequentar a mesma academia, fazer os mesmos exercícios e ver as mesmas pessoas, talvez seja hora de modificar. Sim, vale a pena trocar de academia só pra sair do tédio, isso será um motivador para iniciar com todo gás e alcançar seus demais objetivos.

Ânimo para manter a dieta (Foto: Reprodução)

3° dica: Meditação. Embora pouca gente saiba, a meditação é uma das coisas mais importantes durante uma reeducação alimentar. Ela é quem controlará o cérebro para que não faça seu corpo agir por impulso, comendo desesperadamente tudo que vier a aparecer em sua frente.

4° dica: Converse consigo mesma. As vezes, ou na maioria delas, só precisa de uma conversa franca e séria consigo mesma. Lembra quando começou a fazer sua dieta? Aquela conversa que temos internamente e que ninguém escuta, então, essa mesmo. Abra o jogo e pergunte a si mesma se quer jogar fora todo o esforço que fez para conseguir chegar onde está atualmente.

5° dica: Mude a dieta. Assim como os exercícios físicos, é possível que seu corpo não responda a dieta e também se torne cansativo comer sempre a mesma coisa. Depois de perder os primeiros 10 quilos é extremamente recomendável que procure modificar a sua dieta e sair do marasmo.

6° dica: Não se prive de comer o que deseja aos fins de semana. Fim de semana é o momento que esquecemos a vida corrida da semana e relaxamos um pouco, não se prive de comer uma pizza, ir na pastelaria, tomar meio copo de refrigerante… Desde que haja com sensatez não há com o que se preocupar.

7° dica: Peça ajuda a um profissional e também a quem te apoia. Se não está consigo mais lidar com a dieta sozinha, que tal conversar com alguém que pode te influenciar a mudar? Isso mesmo, procure alguém que sempre te apoiou e também converse com seu nutricionista, personal trainer ou qualquer outra pessoa que esteja enganjada nesse novo estilo de vida com você.

8° dica: Mantenha um diário. O diário será interessante para organizar as suas ideias e passar para o papel, este é outro método simples de conversar consigo mesma e contar todos os seus pavores. Esse diário será importante pois lhe indicará todo o sofrimento já passado até o estado em que se encontra atualmente e lhe dará forças.

Como perder o medo de altura?

Medo de altura

O medo de altura, é uma fobia na maioria das vezes. Ele pode afetar, pessoas de qualquer idade e classe social. É importante saber que todos os medos são causados por um trauma. Não importa se você se lembre ou não, o fato é que algo aconteceu em algum período da sua vida que o fez ter medo constante de altura.

Uma coisa bastante simples e que era pra ser divertida, acontece quando ainda somos bebês. Por exemplo, as brincadeiras de jogar a criança pro alto, tendem sempre a trazer pavor de altura. Isso que seria algo simples, pode fazer com que o bebê traga durante toda a sua vida a terrível fobia.

Como superar?

Para superar esse problema, primeiramente você precisa estar ciente de que é muito necessário que evite pensar quando foi que começou a ter. Ficar tentando relembrar o momento em que começou a sentir o medo, é desnecessário e pode fazer com que o processo seja atrasado! Então siga em frente, esqueça isso!

Aprender sobre o problema, também é um ótimo meio de superar. Quando algo parece muito grande ou complicado, como um exercício de matemática que você nunca viu, ele pode ser solucionado através de estudos. Depois que tiver um conhecimento maior sobre o assunto, certamente deixará um pouco de lado a fobia.

Praticar, é a terceira tarefa fundamental do processo. Não adianta ter todas as teorias sobre algo e não resolver nada. A teoria, embora seja muito funcional, só pode ser testada na prática. Comece com alturas baixas. Não precisa estrapolar também, simplesmente enfrente seu medo devagar e aos poucos.

Conversar sobre o seu problema, pode ser com certeza uma ótima ajuda. Fale sobre como se sente ao enfrentar uma altura considerável, como é para você e compare também com outras coisas. Faça seu cérebro pensar porque deveria ter realmente medo de altura e porque não deveria.

Considerações finais

Encontre também, alguém que não tenha medo. Esse tipo de pessoa certamente lhe passará uma grande segurança quando estiver numa situação que precisará enfrentar seu medo. São grandes aliados na hora de fazer com que você realmente enxergue sua grandeza diante dessa altura.

Por fim, caso nada disso tenha realmente efeito sobre o seu medo. Procure ajuda médica, seu problema pode estar relacionado a muitos outros que poderão ser solucionados a partir de um psiquiatra ou psicólogo. Por isso, não deixe de maneira nenhuma seu medo te vencer ou deixar de proporcionar momentos felizes.

Frases de Autoestima e Alegria

Nem sempre a vida está da maneira como se quer, porém tudo pode melhorar. Não dá para duvidar do destino muito menos das forças divinas, o que dá mesmo, é colocar os joelhos no chão é agradecer todos os dias por ter acordado, por estar vivo e poder desfrutar das maravilhas que o senhor nos proporcionou.

Então deixe de bobeira, abra um sorriso é vá viver, vá descobrir, vá se querer mais.

Frases apara autoestima

  1. Não adianta pedir luz ao altíssimo, se contínua querendo caminhar de olhos fechados. Abra bem os olhos e veja como é lindo o mundo.
  2. O abraço é a única coisa no mundo, que quanto mais apertado for, mais alívio ele proporciona.
  3. Tente praticar mais gentilezas, sem esperar nada em troca. Além dela te libertar da solidão, acalma o seu coração.
  4. Apesar de todas as trapaças e desentendimentos que a vida tem, ela possui o seu lado mágico. Então comece a sonhar, a sorrir e fantasiar.
  5. As vezes o silêncio é a melhor maneira de encontrar a paz, que a alma precisa é o corpo realmente precisam.
  6. Se o seu dia amanhecer nublado, pegue a caixa de lápis de cor e faça um arco-íris.
  7. É preciso ter convicção em tudo que se realiza, pois somente os pensamentos positivos, são capazes de mudar aquilo, que um dia já foi escuro.
  8. Abra bem a janela da vida é veja como ela pode ser bonita.
  9. Tudo acontece, conforme a determinação que se possui. Então levanta já daí e vai colocar em pratica o que te faz feliz.
  10. O amor só ganhará forças, se você realmente se empenhar nele. Então não adianta ficar reclamando ou se lamentando pelos cantos. Se você realmente gosta, então o cultive. Quando falam por ai que o amor é como uma planta, não estão mentindo.
  11. Assim como a planta e o amor, precisam de ser cultivados, a vida também precisa. Então não se esqueça jamais, que você é um ser humano e também precisa de cuidados.
  12. Não adianta reclamar de seu ambiente, se você não faz por onde melhorar. Coloque a mão na terra e sinta o quanto é bom a sensação de estar vivo, de ser um verbo, sempre em constante mudança e união.
  13. Não deixe que o seu sonhar, se passe despercebido. Coloque todos os seus planos e desejos em uma folha de papel e as queime. Pois somente assim sairá do comodismo e perceberá que o melhor é agir e não planejar tanto.
  14. Não deixe com que o seu olhar te engane. Se for preciso pinte ele da maneira como quiser. Quem sabe assim, não consegue começar a ver, que as coisas são fáceis se vista de um modo melhor e mais lindo.
  15. Nada nessa vida pode ser julgado como um caso indefinido, pois se está assim é porque ainda não teve um fim e vai voltar. Mas não espere sentada, para que isso aconteça, corra atrás de sua felicidade, de seu desejo, do seu querer, sonhos e amplitudes.
  16. Se não queres, coloque um ponto final, mas se deseja é necessita, vá atrás. Não há nada mais belo do que um sorriso nos olhos é o coração te mandando formigas de cocegas por todo o corpo.
  17. Dizem por aí que o sorriso é a melhor maneira de se expressar de verdade o que está se sentindo. E que somente ele tem o poder de tentar amenizar tudo aquilo que está se sentindo. Sorria!
  18. Então, está esperando o que, para deixar os seus lábios se movimentar e transparecer o misto de pensamentos e  querer, que anda precisando sentir. Sorria, mesmo que o dia não esteja sendo tão belo.
  19. Quando dizem para você se jogar de cabeça, não estão falando para se matar. Mais sim, de tentar alcançar um mundo melhor, por meio de perspectivas diferentes.
  20. Deseja algo para se inspirar? Olhe para os olhos de quem realmente te causa arrepios e veja o brilho dos olhos dela. Sinta o desejo que ela há de te ver bem é segure na mão dela, prosseguindo assim para um caminho de luz e felicidade.
  21. Há mudança de um único hábito pode transformar toda a sua vida, então comece a se mexer. Caia da cama é ria muito, pois a vida é bela para ficar parado.
  22. Deixe a luz bater em sua face, para que você possa sentir e ouvir o cantar dos pássaros e saber o quanto é bom ser livre e poder voar.
  23. A vida é tão bela. Não existe o porque não conseguir vive- la. Vá em frente prossiga com os seu passos, sejá eles pequenos ou longo. O importante é chegar.
  24. Não deixe que a vida passe despercebida e seus planos sejam esquecidos, viva intensamente pois você não terá a mesma idade todos os dias.
  25. O sol brilha lá fora e a lua também, mas nenhum dos dois impede que você brilhe e alguém goste.
  26. Coloque o seu melhor sorriso é vá dançar ao som dos pingos de amor, que o senhor preparou somente para você.
  27. Não é todo dia que o sol vai aparecer para iluminar, então não se deixe escurecer por isso. Ascenda uma luz em seu mundo é vá atrás de quem lhe aqueça.
  28. As coisas do mundo podem até parecer banais, mas se vista somente pelo angulo que deseja, só terá flores e amores, para te fazer sorrir e resplandecer. Viva, seja ativa!
  29. Não deixe com que os pensamentos negativos tomem conta de seu ser. Procure se rodear de tesouros e alegrias, flores e harmonia, paz e prosperidade, luz e dignidade.
  30. Somente seres de positividade conseguem pisar nas nuvens, sem ao menos sair do chão. Faça a sua própria nuvem e saia flutuando por ai.

Alcoolismo e sinais

O alcoolismo é caracterizado pela dependência compulsiva do consumo de bebidas alcoólicas expressada pelo vício e perda de controle por parte do dependente químico. Essa distúrbio é causado pela ingestão demasiada dessas bebidas em períodos relativamente curtos o suficiente para caracterizar uma espécie de rotina.

Todos os anos, milhões de pessoas experimentam o álcool e milhares de pessoas adquirem problemas de saúde e vício devido sua ingestão desregrada. O efeito do álcool pode demonstrar alegria ou tristeza, extroversão ou introversão, calmaria ou agressividade e independente dos efeitos, a sensação de estar fora de si é o que atrai a maioria das pessoas, como uma espécie de alívio do dia a dia.

O alcoolismo mata milhares de pessoas todos os anos.

Não que as bebidas alcoólicas sejam somente ruins. A humanidade faz uso desse tipo de bebida desde sempre e isso se transformou em uma prática quase universalmente cultural nos povos. O grande problema pode estar na falta de controle e consciência de cada pessoa que adere a prática de consumir essas bebidas.

Os sinais de alcoolismo são vários e a maioria pode ser facilmente percebidos pelo cônjuge, parentes e amigos da pessoa. Confira abaixo quais são esses sinais:

  • Importância das bebidas alcoólicas: Um indivíduo alcoólatra atribui uma grande importância a bebida de fato que em todos os círculos sociais e e programações entre amigos e parentes, este procura sempre proporcionar o ambiente para a ingestão de álcool. A festa ou programa só é bom quando há a existência de bebidas alcoólicas. Está potencialmente relacionando a diversão com a obrigatoriedade da bebida.
  • Falar muito sobre bebida: Expressar em quase todas as conversas quais os tipos de bebida que gosta de consumir, as quantidades, as maneiras, os recordes pessoais, conta histórias de noites e incríveis bebedeiras, entre outras conversas com conteúdo relacionado.
  • Sintomas de abstinência: Quando não tem oportunidade de completar sua rotina de bebida, percebe-se alteração de humor, tremores, suor, náuseas e nervosismo.
  • Consumo diário: A pessoa só consegue exercer suas tarefas rotineiras se antes consumir uma ou algumas doses de sua bebida preferida, geralmente em casa ou escondida no trabalho.
  • Desestruturação emocional e na família: Geralmente o alcoolismo reflete em constantes brigas familiares e a desestruturação do lar como era anteriormente ao vício.