Frutas que não combinam

Nascemos ouvindo nossos pais e avós dizerem que as frutas precisam sempre combinar uma com a outra, mas não é bem assim. Já se sabe que em determinadas ocasiões, as frutas não combinam devido os seus sabores amargos ou doces, mas unidas podem ser nutritivas.

Todo alimento pode ser misturado, até porque é em sua mistura que há o enriquecimento de nutrientes necessários ao organismo. Contudo, toda regra há uma ressalva, com as frutas não é diferente, acompanhe no decorrer desta matéria.

Combinações 

Mamão e banana

Ainda que ricas em fibras e auxiliadoras no controle intestinal, o mamão e a banana não são uma boa dupla. Uma vez que a banana, em termos de massa, se consumida em demasia pesa no intestino. Orienta-se o consumo em intervalos consideráveis.

Frutas secas e doces

Frutas que também não pegam bem juntas são as chamadas frutas secas, representadas pela ameixa, damasco, figo e tâmara em conjunto com as frutas doces, como o açaí, jaca, jatobá e manga.

Frutas. (Foto: Reprodução)

Frutas ácidas e semi-ácidas

As consideradas frutas ácidas como acerola, amora, laranja e limão não combinam com as semi ácidas como fruta-do-conde, jenipapo, kiwi e maracujá, justamente devido seus sabores.

Há uma infinidade de frutas que não se correlacionam por haver diversos fatores determinantes. Esclarecendo que as frutas inseridas neste artigo, não devem ser consumidas ao mesmo tempo. De um consumo para outro deve haver um intervalo.

Frutas como abacate também não combinam quando a ingestão é feita simultaneamente com melão ou melancia. Isso ocorre simplesmente por se tratar de uma fruta oleagenosa, enquanto as outras são compostas quase em totalidade por água.

A verdade é que as frutas são fontes inesgotáveis água, sais minerais e alguns nutrientes vitais para a saúde do homem, mas também devem ser consumidas com moderação. Ao invés de se preocupar especialmente com a combinação entre elas, opte apenas por não comê-las ao mesmo tempo, evitando assim distúrbios intestinais.

Faça um intervalo de três a quatro horas entre uma refeição e outra, ministrando sempre a atividade física no seu cotidiano. No final das contas, você terá qualidade de vida!

Maçã pode ser congelada

Maçã pode ser congelada? Este é o questionamento que muitas pessoas se fazem quando chegam da feira após ter comprado grande quantidade da fruta.

A maçã, assim como qualquer outra fruta, antes mesmo de ser armazenada na geladeira deve ser lavada corretamente impedindo a proliferação de fungos e bactérias. Isso impede até mesmo a contaminação de outros alimentos.

O fruto pode sim ser congelado, de maneiras distintas. Mas é importante que você respeite a forma de congelamento, sendo ela ministrada de duas formas:

A primeira é a peça inteira: Lave-a devidamente utilizando sabão detergente, em seguida enxágue com água corrente em abundância. Depois disso seque com papel toalha e retire o miolo, mas não a corte. Use uma faca própria para cortar frutas e verduras e faça a retirada por inteiro do miolo. Embrulhe em um papel filme e deposite em um saco plástico limpo, lacre-o e leve à geladeira.

Maçã (Foto: Reprodução)

Observação: Desta maneira a maçã pode durar até 6 meses. 

A segunda forma de congelamento é: Lave o fruto corretamente com sabão e enxágue em água abundante. Seque com papel toalha e retire a casca com um descascador de frutas e verduras. Estando a maçã descascada, corte-a ao meio, depois corte o meio de cada meio e retire o miolo. Para evitar que ela oxide e tenha uma tonalidade marrom, pincele as fatias com um pouco de suco de limão e água.

Para que não grude uma na outra, poderá envolver as fatias em papel filme separadas. Desta maneira também será mais prático pegar do freezer, toda vez que tiver vontade de comer uma.

Além disso, pode também guardar as maçãs em sacos plásticos com fecho zip loc. Este é um dos métodos mais práticos, o cuidado está apenas em fechar bem. Com uma fita crepe escreva a data e grude no papel filme ou no saco plástico.

Observação: Maçãs congeladas devem ser preferencialmente utilizadas na produção de receitas como tortas, bolos, entre outras. 

Simpatia da romã para a virada do ano

Mais um ano se passou e mais um ano está por vir. Família reunida, amigos, namorada(o). Perfeito.

Para atrair boas energias para o ano que se aproxima várias simpatias são realizadas por diversas pessoas em várias partes do mundo.

Há simpatias que já se tornaram tradicionais, bem como vestir roupa branca no qual muitos acreditam que atrai paz.

Mas há uma outra simpatia, simples, sem muito exagero ou esforço para ser realizada. É a ingestão do romã nos primeiros minutos de ano novo. Mas antes de sabermos o que o romã atrai, vamos conhecer um pouco mais dessa iguaria?

A romã é  atribuída a várias simpatias, bem como a sorte e amor.
(Foto:Reprodução)
Créditos de imagem: http://www.ruadireita.com/

Trata-se de um fruto originário do mediterrâneo, que em épocas mais remotas era degustado como um simples aperitivo, logo tornou sobremesa e, em determinada período, até bebida alcoólica.

Essa polpa comestível há um grande significado milenar para os judeus. Porque é um simbolo religioso com profundo significado de renovação no ano novo. Ao consumir o romã, acredita, segundo os judeus, que um ano melhor está por vir.

Agora, àqueles que desejam encontrar, no ano que se aproxima, o amor de suas vidas, é bom fazer ingestão do romã nos primeiros minutos do ano novo.

Até porque a romã tem grande significado com relação ao amor. Pois a fruta, segundo os gregos, foi consagrada a Afrodite ( deusa da beleza e do amor).

A simpatia também vale para as mulheres que desejam engravidar. Ainda, segundo a crença grega, o fruto abençoado por Afrodite também é sinônimo de fecundação. Então, essa é uma ótima oportunidade para você que deseja ser mamãe neste ano que se aproxima.

Além do amor e da fecundidade, acredita-se que o fruto traz ao individuo um ano de muita sorte, fortuna e prosperidade.  

Então, além de outras simpatias, acrescente a romã em sua mesa. Com certeza será um ano repleto de amor, prosperidade, muita sorte e por quê não fortuna?

Contagem regressiva e feliz ano novo! 

Fotos de frutas

Tudo que se apresenta como parte polposa envolta a uma semente é considerado uma fruta. Geralmente, elas são possuidoras de cascas e também podem ser modificadas em receitas, seu consumo costuma ser feito in-natura e são seus sabores adocicados. O benefício de seu consumo se faz a longo prazo, são aliadas a dietas e opções de alimentação saudável.

Fonte de:

  • Vitaminas
  • Minerais
  • Carboidratos
  • Fibras

Elas são recomendadas em dietas pois dão uma maior saciedade entre as refeições, isso porque possuem menores quantias de proteínas, e também, menor quantidade de gorduras. As vitaminas mais encontradas são:

  • C
  • A
  • Caroteno

Minerais:

  • Potássio
  • Ferro

Carboidratos:

  • Glicose
  • Frutose
  • Sacarose
  • Amido

Deve ser consumida fresca, já que dessa forma estarão preservados todos os nutrientes. A ingestão é quase que indispensável para obter uma vida saudável. Além da sua riqueza em todos os nutrientes citados acima, elas ajudam a regular o intestino e melhoram o funcionamento de todo o organismo. Além, é claro, de manter o seu corpo em forma.

No verão, elas são recomendadas frescas, já que possuem uma grande quantia de líquidos, refrescando o corpo e repondo a quantidade de líquido perdido com o calor. O mais indicado é que sejam consumidas com cascas. Dentre as mais famosas e benéficas teremos:

Informações  nutricionais

Maçã

Maçã (Foto: Reprodução)

Carboidratos totais – 13,81 g

Açúcares – 10,39 g

Fibra dietética – 2,4 g

Gorduras totais – 0,17 g

Proteínas totais – 0,26 g

Água – 85,56 g

Vitamina A – 3 µg

Tiamina – 0.017 mg

Riboflavina – 0.026 mg

Niacina – 0.091 mg

Ácido pantotênico (B5) – 0.061 mg 

Vitamina B6 – 0.041 mg

Vitamina C – 4.6 mg

Ácido fólico – 3 µg

Cálcio – 6 mg

Ferro – 0.12 mg

Magnésio – 5 mg

Fósforo – 11 mg

Potássio – 107 mg

Zinco – 0.04 mg

Banana

Banana (Foto: Reprodução)

Água – 74,26

Energia – 385 (92 kcal)

Proteína – 1,03

Lipídeos –  0,48

Carboidratos – 23,43

Fibra dietética – 2,4

Cinzas– 0,8

Cálcio – 6 mg

Ferro – 0,31 mg

Magnésio – 29 mg

Fósforo – 20 mg

Potássio – 396 mg

Sódio – 1 mg

Zinco – 0,16 mg

Cobre  – 0,1 mg

Manganês – 0,15 mg

Selênio – 1,1 μg

Vitamina A  – 81 UI

Vitamina A – 8 μg

Vitamina B1  – 0,04 mg

Vitamina B2 – 0,1 mg

Vitamina B3 – 0,54 mg

Vitamina B5 – 0,26 mg

Vitamina B6 – 0,57 µg

Vitamina B9 – 19,1 UI

Vitamina C – 9,1 mg

Vitamina E – 0,27 mg

Laranja

Laranja (Foto: Reprodução)

Calorias – 65kcal

Proteínas – 0,6g

Gorduras – 1g

Vitamina A – 195 U.l.

Vitamina B1 – 135 µg

Vitamina B2 – 150 µg

Vitamina B3 – 0,25 mg

Vitamina C – 48 mg

Cálcio – 45 mg

Potássio – 36 mg

Fósforo – 21 mg

Sódio – 13 mg

Enxofre – 11 mg

Magnésio – 8 mg

Abacate

Abacate (Foto: Reprodução)

Água – 73,23 g

Resíduos totais – 1,58 g

Fibras – 6,7 g

Valor energético – 160 kcal

Proteínas – 2,00 g

Glícidos – 8,53 g

Açúcares simples – 0,66 g

Potássio – 485 mg

Magnésio – 29 mg

Fósforo – 52 mg

Cálcio – 12 mg

Sódio – 7 mg

Zinco – 640 µg

Ferro – 550 µg

Vitamina B1 – 67 µg

Vitamina C – 10,0 mg

Vitamina B2 – 130 µg

Vitamina B3 – 1 738 µg

Vitamina B9 – 0 µg

Abacaxi

Abacaxi (Foto: Reprodução)

Energia – 50 kcal

Carboidratos totais – 12,63 g

Gorduras totais – 0,12 g

Proteínas totais – 0,54 g

Vitamina B1 – 0.079 mg

Vitamina B2 – 0.031 mg

Vitamina B3 – 0.489 mg

Ácido Fólico – 15 µg

Cálcio – 13 mg

Ferro – 0,28 mg

Magnésio – 12 mg

Fósforo – 8 mg

Potássio – 115 mg

Zinco – 0,10 mg

Propriedade das frutas

Propriedades das frutas

Com o passar do tempo, o homem começou a descobrir todas as propriedades medicinais das frutas e como elas poderiam fazer bem à saúde. Seus concentrados de vitaminas e nutrientes são importantes para o bom desenvolvimento e funcionamento do corpo. Seus valores nutritivos permitem que um corpo esteja “de acordo” e estão categorizadas como agentes terapêuticos importantíssimos, completamente naturais e benéficos.

Dentre todos os seus processos no corpo humano, os mais importantes são:

  • Efeitos adstringentes;
  • Efeitos emolientes;
  • Excitação das funções gástricas;
  • Ativação das funções intestinais;
  • Desintoxicação do organismo;
  • Dissolução e expelição dos venenos;
  • Suprimento do organismo;

Cada espécie diferente apresenta um tipo de benefício. Para saber cada um deles, é importante que entenda mais sobre cada fruta. Exatamente por esse motivo denotaremos as espécies mais comuns e de maior procura no mercado. Confira:

Frutas (Foto: Reprodução)

Abacate

  • Combate o reumatismo;
  • Elimina gases;
  • Digestivo;
  • Atua como laxante;

Abacaxi

  • Facilita a digestão;
  • Germicida;
  • Oxidante;
  • Combate icterícia;
  • Combate artrite;
  • Combate o inchaço;
  • Combate afecções na garganta;
  • Ótimo contra a arteriosclerose;

Ameixa

  • Purgativa;
  • Depurativa;

Amêndoa

 

  • Combate enfermidades de vias respiratórias;
  • Combate irritação urinária;

Banana

  • Permite sensação de saciedade;
  • Melhora câimbras;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Rica em vitamina A e C;

Caqui

  • Alcalinizante;
  • Combate afecções do fígado;

Cereja

  • Alcalinizante;
  • Remineralizante;
  • Combate a disenteria;
  • Combate a arteriosclerose;

Coco

  • Calmante;
  • Combate a febre;
  • Combate vermes;
  • Combate inflamações intestinais;

Goiaba

  • Combate diarreia;
  • Combate tumores;

Laranja

  • Estimula o apetite;
  • Regula o intestino;
  • Laxante;
  • Diurética;
  • Combate reumatismo;
  • Calmante;
  • Digestiva;
  • Antifebril;
  • Restaura o fluxo menstrual;
  • Depurativa;

Mamão

  • Laxante;
  • Diurético;
  • Combate inflamações;
  • Anti-séptico;
  • Combate o vômito;
  • Combate cólicas e disenterias;

Manga

  • Anticatarral;
  • Depurativa;
  • Refrescante;
  • Digestiva;

Maracujá

  • Calmante;
  • Atenuadora de inflamações;
  • Ajuda a acabar com o inchaço e queimaduras;
  • Alivia dores;
  • Cura feridas;

Melancia

  • Diurético;
  • Anti-reumático;
  • Alcalinizante;
  • Combate a febre;
  • Elimina toxinas do fígado;
  • Laxante;
  • Facilita a digestão;
  • Tônico para os nervos;

Uva

  • Vitalizadora;
  • Alcalinizante;
  • Anti-reumática;
  • Depurativa;
  • Diurética;
  • Laxante;

Nutrientes presentes nas frutas

Os principais nutrientes das frutas são a vitamina C e A, cálcio, fósforo, açúcares e gorduras boas. Esses nutrientes possuem diferentes funções no corpo, vamos conhecê-los:

Vitamina C – Ajuda a manter todas as células do organismo em agrupamento, também e evitar possíveis hemorragias e faz a proteção das gengivas e dentes.

Vitamina A – Faz a proteção das vistas, da pele e das membranas.

Cálcio e fósforo – Ajudam na construção, na proteção e na recuperação de todos os ossos do nosso corpo, além de serem ajudadores dos músculos e sangue.

Açúcares e gorduras – Importantes no fornecimento de energias e disposição do organismo.

As frutas devem ser ingeridas em porções diariamente. Elas dão longevidade de vida e também proporcionam estrutura corporal mais saudável. Devem ser inseridas em todas as dietas e planos fitness.