DicasFree.com » Saúde » Como controlar as emoções negativas?

Como controlar as emoções negativas?

O corpo humano requer controle por parte do cérebro, quando isso não acontece e os sentimentos e pensamentos negativos surgem, você sabe que há um problema. Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe esta interessante matéria.

     

Ter autocontrole sobre o que sente é uma tarefa para os fortes. Não é tão fácil quanto parece dizer ao nosso cérebro como pensar, o que pensar, como se comportar diante das situações diversas e afins. É claro que nós temos esse poder, mas saber lidar exatamente com ele pode ser uma tarefa difícil que requer de nós, não só o pensamento positivo, mas também um duro trabalho com modificação de visão do que nos é habitual. Os casos de falta de controle acontecem por diversos motivos, principalmente devido a perdas e sofrimento excessivo.

A pessoa que não consegue controlar suas emoções negativas precisa de orientação e ajuda médica. É indispensável que seja acompanhada por um especialista da área de psiquiatria e/ou psicologia. Lembrando também que você só pode nutrir aquilo que recebe, uma boa dica é se preencher apenas daquilo que é saudável. Não se permita a contaminação por pensamentos errados ou desproporcionais ao que você quer nutrir dentro de si.

Como atingir o equilíbrio?

Pessoas mais propensas ao desequilíbrio emocional são aquelas que geralmente possuem oscilação de humor constante. Quando isso ocorrer, é importante que se prive do mundo e opte por ficar a sós consigo mesmo. Nessa hora (de preferência sentado ao chão) procure manter seus pensamentos em coisas boas, transformando o que for ruim em bom.

Medicina tradicional chinesa

A China é um país que tem muito a nos oferecer, para começar ela separa as emoções em cerca de 7 das quais devemos ter controle, sendo essas:

  • Alegria
  • Raiva
  • Ansiedade
  • Melancolia
  • Tristeza
  • Medo
  • Terror

Cada uma delas pode ser extrema, é esse equilíbrio que devemos encontrar para tornar tudo mais simples em nossa vida. Até os sentimentos bons devem ser controlados, você sabia disso? Procure ser uma pessoa equilibrada tanto para o amor, quanto para o ódio. Pessoas que nutrem sentimentos em excesso, acabam por fazer o mesmo tanto com bons ou ruins.

Aconselhamento médico (Foto: Reprodução)

Aprenda também a criar saídas, quando os pensamentos ruins vierem assolar-te, procure uma saída. Essas podem ser simplesmente o ato de conversar com alguém, jogar qualquer jogo, tocar um instrumento, escrever, ler ou qualquer outra atividade que lhe proporcione prazer. Liberte-se da terrível emoção apenas cultivando prazeres, seus prazeres íntimos.

Desviar a atenção também é um dos métodos utilizados. Você já reparou que quando foca a sua atenção em outra coisa, acaba esquecendo do que estava o afligindo anteriormente. Um bom exemplo disso ocorre com o término de um relacionamento, quando você conhece outra pessoa (que lhe interesse) parece que todo o sofrimento que estava presente em você, desaparece. Simplesmente porque focou as suas energias e expectativas em outra pessoa.

Da mesma forma acontece com o nosso corpo, quando tendemos a nutrir sentimentos  ou emoções que sejam negativas e essas perduram em nós, dificilmente será fácil controlá-las e mais difícil ainda será sair do buraco. Lembrando que cada orientação aqui não substitui as recomendações médicas. O importante é que você coloque-as em avanço, mas não se esqueça que o verdadeiro tratamento psicológico não pode ser deixado de lado.

Com o trabalho do pensamento, em pouco tempo você se transformará no dono de si mesmo. Um ser humano necessita de controle dos seus pensamentos, somente desta forma será possível encontrar o equilíbrio perfeito entre mente e corpo. Isso depende também da saúde corporal, já que o nosso cérebro é responsável por tudo que acontece no corpo.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?