Pica-pau

 Pica-pau é um personagem de desenho animado infantil que atravessou gerações. Desde o seu avó até o seu filho, todos tiveram um momento na vida em que certamente passaram horas na frente da televisão vendo as “falcatruas” do pequeno e indomável pica-pau.

Em inglês (originalmente) ele é chamado de Woody Woodpecker, criado exclusivamente pelo artista Walt Lantz, denotando algumas principais características do personagem. A princípio, seria apenas uma ave louca, depois se tornou um criador do caos e tirador de proveito.

Os episódios são divididos perfeitamente a cada aventura do personagem, estima-se que o ano em que fora criado seja 1940, tendo passado por vários dubladores, começando por Mel Blanc e depois de algumas mudanças, quem deu vida ao pequeno pássaro foi Ben Hardaway.

Pica-pau (Foto: Reprodução)
Créditos da foto: http://desenhosblognet.blogspot.com.br

Ao longo dos anos em que esteve presente nos televisores, pica-pau sofreu mudanças. A sua aparência grotesca dos primeiros dias fora substituída por detalhes coloridos e movimentações bem calculadas. Alguns detalhes foram modificados em sua trajetória, bem como o ganho de:

  • Seus traços
  • Sua aparência
  • Seu temperamento

A primeira vez em que o desenho foi ao ar, aconteceu precisamente no ano de 1957 através do programa The Woody Woodpecker Show. Hoje em dia, a transmissão é feita pela Rede Record, emissora brasileira. No Estados Unidos, o The Wood Woodpecker Show é reprisado com frequência.

História do Pica-pau

A história do personagem animado começa exatamente na lua-de-mel de Lantz, quando finalmente teve a ideia genial de criar um pássaro com personalidade totalmente fora dos padrões. Ainda nesse período estudou muito e passou noites em claro analisando as formas do “boneco”.

Segundo ele, um pica-pau passou a noite inteira irritando-os no hotel onde estavam hospedados, aquele era o início de uma longa vida de um personagem que viria a ser criado. Sua esposa então sugeriu que criasse um pica-pau do tipo como personagem e a ideia deu muito mais do que certo.

O mesmo ultrapassou gerações inteiras e tornou-se uma herança de pais para filhos. Lembrando ainda a noite de núpcias, o primeiro episódio do desenho descreveu tal situação, com um pica-pau bicando desesperadamente o telhado de uma casa, fazendo buracos e irritando a todos.

A sua risada se tornou marca registrada em todo o mundo, ganhando um espaço na calçada da fama. Apesar de menos reprisado hoje em dia e ter poucos ou quase nenhum episódio novo, a animação ainda é nostálgica e muito querida pela maioria das pessoas (independentemente da idade). O horário para assisti-lo na TV Record é entre 09:00h e 11:00h das manhãs de domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.