Alimentos que fortalecem os ossos

Os ossos e as articulações são muito importantes para o bom funcionamento do corpo humano, sendo assim, é preciso cuidar da saúde dos ossos para que eles não se danifiquem com o passar do tempo, principalmente em relação a pessoas que praticam atividades físicas pesadas.

Posto isto, toda pessoa em fase de crescimento, envelhecimento ou regularmente ativo, precisa cuidar da saúde óssea e articular para manter uma boa forma e evitar o surgimento de doenças degenerativas, por exemplo, osteoporose.

Portanto, é essencial consumir alimentos que contenham cálcio, fósforo e minerais, além de vitamina D, vitamina C e selênio, pois são fundamentais para formar a base da estrutura óssea.

Veja a seguir, alimentos que fortalecem os ossos:

Leite, laticínios e seus substitutos

O leite possui fonte de cálcio, que é um dos principais aliados na hora de preservar a força dos ossos e manter a articulação do corpo saudável. O leite desnatado ou integral, possui 30% do que é recomendado por dia, pois contém mais de 300 miligramas de cálcio. Um copo de leite de soja ou uma xícara de leite de amêndoa, também possui 300 miligramas de cálcio, sendo uma ótima alternativa para quem é intolerante a lactose.

Iogurte

O iogurte não é diferente do leite, dado que é rico em cálcio, no entanto, também é rico em vitamina D, além de ser uma boa fonte de proteína. O iogurte desnatado puro é o mais recomendado. Compreenda que uma porção de 225 g de iogurte, possuem 400 miligramas de cálcio.

Vegetais de folhas verdes

Geralmente, vegetais são ricos em cálcio, vitamina C e selênio, principalmente alimentos como a couve, espinafre e agrião. A vitamina C é fundamental para a cartilagem do corpo, pois, ocasiona o amortecimento e suporte para as articulações. O selênio possui propriedades antioxidantes, que trabalham contra os danos e possuem papeis importantes em relação as produções de novas células.

• Uma xícara de couve cozida contém mais de 250 miligramas de cálcio, cerca de 25% de sua dose diária recomendada, e 35 miligramas de vitamina C, mais de 30% da sua dose diária recomendada.

Cereal fortificado com vitaminas

Alguns cerais são ricos em vitaminas e minerais, sendo assim, é importante ler o rótulo nutricional de cada cereal. Neste caso, busque cereais que contenham menos de 20% da sua dose diária de cálcio e vitamina D. Veja o exemplo a seguir:

• 1 xícara de cereal fortificado pode conter até 100 por cento de sua dose diária de cálcio e de vitamina C e cerca de 25 por cento ou mais da dose diária de vitamina D.

Peixes: sardinha, salmão e truta arco-íris

Dependendo do peixe, ele será rico em ácidos graxos essenciais ômega -3, importantes para que o organismo trabalhe com saúde. Além disso, são fontes também de vitamina D, que promovem mais de 100% da dose diária indicada em uma porção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.