DicasFree.com » Exercícios Físicos » Benefícios da caminhada e corrida

Benefícios da caminhada e corrida

Os exercícios físicos são excelentes para manter o corpo saudável e bonito, além de manter o bom funcionamento de diferentes sistemas do organismo. Confira no artigo, quais são os benefícios ao realizar atividades como a caminhada e a corrida.

     

Praticar exercícios físicos sempre faz bem a saúde, desde que os movimentos sejam adequados e praticados da maneira correta. Esses detalhes referentes ao tipo de exercício, bem como a forma de realizá-los, se dá por causa da diferença física e também metabólica que cada pessoa possui. O organismo reage de maneiras distintas na realização de alguns movimentos, portanto, cada qual precisa ser escolhido de acordo com as reais necessidades.

A prática de caminhada e corrida estão entre o exercícios básicos que ajudam a manter a saúde do corpo e a eliminar gordura extra. Porém, a garantia dos resultados vai depender das condições atuais do praticante, se já possui um histórico de exercícios ou se é um iniciante. O nível de condicionamento físico, tal como as preferências pessoais por determinados movimentos são fatores importantes quando se trata de saúde.

A dúvida em escolher um dos exercícios está no preparo de cada pessoa, e também na adaptação que possuem. O irá determinar a queima de gordura, por exemplo, é a intensidade mantida na realização das séries de exercícios. Para escolher entre essas duas modalidades de exercícios, é preciso analisar bem o condicionamento, uma pessoa acima do peso, deve iniciar praticando a caminhada e ao longo das séries pode aumentar a carga e fazer pequenas corridas.

Entenda melhor os benefícios que cada modalidade possui para o corpo:

atividade física

Por ser um exercício com repetição de movimentos, a corrida tem eficácia maior para a queima de calorias.

Corrida Reduz o peso, ativa a circulação sanguínea, aumenta a massa muscular, eleva o condicionamento físico, ajuda a controlar os níveis de colesterol. Ajuda a definir pernas, glúteos e abdômen. São eliminados aproximadamente 500 calorias por cada hora de corrida, isso na média de uma pessoa com peso referente a 70 kg. Quando se faz a corrida, a pessoa acaba acelerando o sistema respiratório, que por sua vez estimula o coração, a levar maior quantidade de oxigênio para os músculos.

Atividade física


A caminhada auxilia no aumento da coordenação, uma vez que o cérebro mais rápido por causa do constante estímulo que recebe quando o exercício está sendo realizado.

Caminhada Nesse tipo de modalidade, o organismo trabalha mais lentamente, pois o ritmo é equilibrado e menos intenso. Se for realizado regularmente pode ajudar no combate contra a depressão, a osteoporose, a artrose, reduz eventos de acidente vascular, também é capaz de provocar a oxigenação do cérebro, criando sensações de bem estar, por causa da liberação de endorfinas. Apenas em uma caminhada que tenha o período de 1hora em média, pode queimar até 480 calorias energéticas, sendo que 70% delas são a própria gordura.

Para alcançar uma meta melhor e aperfeiçoada, pode-se associar outras atividades aeróbias como a bicicleta, a natação ou ainda algum tipo de jogo de equipe, terá maior fortalecimento muscular, e o objetivo traçado será alcançado mais rapidamente. Aparelhos para exercícios livres também são recomendados, desde que os pesos escolhidos sejam correspondentes à capacidade do próprio corpo, desde bolas, caneleiras e halteres.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?