Reação do corpo ao parar de fumar

Um fumante sofre muito para largar o cigarro e isso acontece por diversos motivos, dentre eles a dependência do indivíduo com relação a uma substância denominada nicotina, causadora especificamente da abstinência.

Um cigarro contém quatro mil substâncias tóxicas, dentre elas grande porcentagem de nicotina, a responsável pela dependência. Há inúmeros casos de pessoas que tentam dia após dia parar de vez com a prática, mas isso pode ser muito difícil.

Trata-se de um inimigo invisível e poderoso que se não for combatido através da força de vontade e com a ajuda de amigos e familiares, sempre voltará, trazendo problemas graves de saúde, bem como câncer de garganta, pulmão e enfisema pulmonar.

Reações do organismo

Os dois primeiros dias são sempre os mais complicados, onde o corpo pode reagir. Neste período, você sentirá vontade extrema da substância, sua reação poderá ter manifestações como:

  • Irritação
  • Ansiedade
  • Sudorese fria
  • Tremores
  • Fome
  • Alterações no sono (distúrbios como insônia são apresentados)
  • Dificuldade de concentração
  • Agressividade

Pare de fumar.
(Foto: Reprodução)

A partir do terceiro dia, as manifestações da crise começam a diminuir gradativamente e assim sucessivamente. Mas, mesmo com o passar dos dias e das semanas, a vontade ainda estará presente.

Numa média de seis meses após parar de fumar, a maioria dos ex-fumantes já conseguem esquecer que já foram fumantes um dia.

Neste período, os neurônios começam a ficar livres da dependência e dos impactos diários. Mas a vigilância precisa se manter, as recaídas estão sempre a porta. Para que volte a tragar o cigarro, o caminho é curto.

Há também as boas reações, nas quais o corpo corresponde, após alguns meses longe do cigarro, melhora consideravelmente sua estrutura física como a pele por exemplo, o odor da nicotina vai embora, os dentes que antes eram amarelados ficam mais esbranquiçados e a cor dos cabelos se torna mais intensa. Em pouco tempo adquire ganho de peso e melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.