Quando o bebê senta sozinho

Quando o bebê senta

Cada esforço que seu filho faz em prol do seu crescimento é certamente um momento único e prazeroso. Os primeiros passinhos e até quando ele começa a engatinhar são, sem dúvidas, momentos que você nunca se cansará de ver e filmará todos. Cada marca do desenvolvimento do pequeno é uma festa em família.

Quando ele começa a se sentar sozinho, enxerga o mundo (que antes era diferente) de uma maneira bem especial. Seus músculos das costas começam a se fortalecer e cada ossinho encaixa em seu lugar perfeitamente, fazendo com que fique ainda mais fácil e corriqueira tal prática.

Além disso, os músculos presentes em seu pescoço também ganham forma mais acentuada e definida. Da mesma maneira, ele engatinha e até dá seus primeiros passinhos. Tudo é natural e leva um tempo certo, há crianças mais preguiçosas e outras mais ligeiras, tudo dependerá do próprio bebê.

O bebê começa a se sentar sozinho entre os 4 e 7 meses!
Sentar sozinho (Foto: Reprodução)

Em média, eles começam a  sentar a partir do momento em que sentem-se seguro para isso. Geralmente o seu tempo está entre 4 e 7 meses, dependendo da criança. Os meninos costumam ser mais desenvolvidos que as meninas e por serem mais frágeis tendem a levar um pouco mais de tempo.

Há alguns exercícios que as mamães podem fazer para ajudar seus filhos que estão demorando a sentar. Quando você se sentar, coloque-o em seu colo e segure em suas axilas levemente, ajude-o a se manter desta maneira para que sua coluna seja fortificada.

Coloque-o também de bruços deitada sobre o chão (limpo) e deixe que ele faça exercícios, levantando a cabeça para cima. Ensine-o fazendo a mesma coisa para que ele tenha em você um espelho.

Brincar de serra-serra-serrador, também é maravilhoso e eficaz, além de ser extremamente divertido.

Quando ele já estiver se sentando sozinho e bem, coloque muitos brinquedos em volta para que seja despertado o interesse pelas cores e formatos diferentes de objetos. Isso ajuda a começar a trabalhar  cérebro e ainda permite que ele se divirta muito enquanto brinca.

É sempre bom lembrar que todos esses exercícios e recomendações devem ser conversadas com seu pediatra. Também é importante que não faça nenhum tipo de movimento brusco, sempre tenha em mente que seu bebê é muito frágil e uma queda, por exemplo, pode levá-lo a morte. Muito cuidado!

Todo o tempo que tiver com seu filho, utilize para ensiná-lo alguma coisa. Não o deixe sozinho e se precisar, coloque em um andador ou moisés e deixe que ele esteja onde você está. Outra dica é deixa-lo sentado ao berço assistindo TV, pois é um canal de entretenimento que geralmente deixa as crianças quietinhas.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *