Povos que utilizavam a catapulta

Povos que utilizavam a catapulta

A catapulta é uma espécie de arma utilizada nos tempos medievais. Sua formação é feita através de mecanismos de cerco que possuiam um braço, esse tinha o poder de lançar objetos, como um gigantesco estilingue que também possuía braços de madeira firmes e resistentes a qualquer tipo ou tamanho de objeto lançado. Geralmente, era mais comum lançar-se pedras, como no caso dos estilingues convencionais.

Foi criada pelos povos gregos que tinham a intenção de atingir seus adversários em guerras, ultrapassando até mesmo obstáculos. Tem-se conhecimento que as primeiras catapultas surgiram durante o reinado de Dionísio, ele as coordenavam especialmente para a utilização em guerras. O nome “catapulta” vem do grego que significa cata “abaixo” e pulta “vibrare”. Quando perguntado sobre sua invenção, os antigos denominavam a arma como “lançador de pedras”.

A montagem das mesmas ocorria antes de começar a guerra, sempre localizadas no lugar do cerco. Por ter uma demanda grande de madeiras em todos os lugares, os soldados deixam exclusivamente para “criá-la” no local onde haveria guerra, considerando que seu transporte era trabalhoso devido ao peso extremo.

Catapultas e os povos

Catapulta (Foto: Reprodução)

Como já podemos saber, as primeiras foram criadas pelos gregos e logo estavam espalhadas por toda a Europa. Os povos encontrados por lá são os que mais apresentam histórico de utilização dessa arma. Um dos nomes mais conhecidos é  Alexandre, O Grande que fazia questão de introduzir o equipamento em todas as suas disputas. Os romanos foram os principais influenciadores.

Tudo era utilizado como munição nas guerras, até mesmo corpos de doentes e mortos durante o período, além de animais mortos encontrados no caminho. Esses eram arremessados contra os castelos, fazendo com que os oponentes  fossem infectados. Também durante a guerra das trincheiras foram utilizadas versões menores de catapultas.

Povos que mais utilizam o mecanismo

  • Romanos
  • Gregos

Além dessas armas de arremesso, os tempos medievais também faziam a utilização de:

  • Lanças
  • Pilos
  • Flechas
  • Arco
  • Bestas
  • Trabucos
  • Dardos
  • Machados

Esse foi apenas o começo de todo o período em que o homem criara armas para lutarem uns contra os outros e então conquistarem territórios. As catapultas fizeram parte da história medieval e ainda hoje é possível encontrar algumas de suas réplicas em museus espalhados por toda Europa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.