Como foi inventado o primeiro relógio?

Como foi inventado o primeiro relógio?

A invenção do relógio ocorreu muito tempo depois da “medição do tempo” feita pelos nossos antepassados. A necessidade de controlar o tempo, foi o principal motivo para chegar a “construção” de um apetrecho que pudesse nos informar o horário certo, ainda que o Sol fosse o primeiro meio de chegar ao exato horário.

A primeira invenção que envolvia o relógio mecânico ocorreu por volta do século XIV, embora a divisão do dia marcado por 24 horas já existisse há muito tempo. Estima-se que essa forma de divisão fora criada a 5000 anos antes de Cristo, na Babilônia. O que realmente proporcionou a exatidão sobre as horas fora o ponto do meio dia que apontava perfeitamente ao Sol localizado ao centro do céu.

Os primeiros a se intrigar com os fenômenos solares foram os babilônios que chegaram a uma conclusão: quando a estrela (Sol) aponta no pino do céu e um horário mediano, enquanto nos outros horários ela apresenta consideradas sombras devido a luz. Então deram nome ao momento, o que hoje chamamos de meio-dia. A divisão foi facilitada em seguida, fazendo com que o dia tivesse dois pontos: Meio Dia e Seis da Tarde. O primeiro relógio inventado foi o relógio do Sol.

Mecanismo dos relógios (Foto: Reprodução)

Já o relógio mecânico só ganhou vida há muitos séculos, no século XIV. Contudo ele ainda não haveria de ganhar fama como ocorreu 4 séculos a frente, quando finalmente passou a ser um acessório indispensável à humanidade. Os primeiros modelos foram gerados através de engrenagens que se conectavam especialmente a uma sucessão de peças pequenas.

Muitas versões foram necessárias até que chegasse então ao relógio convencional. Não houve, portanto, um inventor em específico, mas sim pessoas que contribuíram para a inovação e sofisticação, transformando o relógio em aparelhos e/ou acessórios. O primeiro relógio com ponteiros apareceu em Milão no ano de 1335, contudo ele possuía apenas um ponteiro que marcava e dividia as horas. Anos depois é que fora inventado o relógio com dois ponteiros.

A primeira construção de relógio que se tem registro foi a de Christian Huygens em meados de 1656. Contudo, o sucesso não durou muito tempo quando perceberam que os relógios não funcionavam quando se encontravam a bordo de um navio. Tudo isso devido ao balanço excessivo do mar. Algum tempo depois, em 1676 um homem chamado William Clement foi responsável pela construção de um relógio no qual podia colocar dentro de casa.

Os suíços então resolveram inovar ainda mais, criando os relógios de bolso e por fim um brasileiro, Santos Dumont também contribuiu ao inventar o relógio de pulso. Isso porque ele não podia utilizar as mãos para ver a hora durante o voo, resolvendo então fazer uma adaptação dos relógios de bolso aos de pulso. Hoje em dia, nós temos acesso a hora em todos os lugares, tanto em letreiros na rua quanto na tela do celular.

É válido ressaltar que os relógios não foram exclusivamente inventados por uma pessoa em si, mas por uma sucessão de aperfeiçoamentos que teve ao longo dos anos. Nos dias atuais, ninguém mais vive sem horas, até porque é o tempo que nos controla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.