DicasFree.com » Animais » Cachorro com tontura

Cachorro com tontura

As causas para a tontura canina podem ser variadas, será importante que você procure o veterinário de seu animal. Contudo, confira aqui algumas causas para esse tipo de problema.

     

Cachorro com tontura

As tonturas frequentes em cães podem causar desconforto para os bichinhos em diversos aspectos, é possível que eles não se sintam confortáveis para realizar atividades corriqueiras como brincar, passear ou ficar por muito tempo parado e sobre as quatro patas. Isso pode ser um “problemão”.

O que você deve saber inicialmente é que todos os casos de tontura devem ser considerados um alarmante e sem dúvidas seu cachorro deve ser levado a um médico veterinário. Antes disso, vamos entender o que pode causar tal problema.

Anatomia

Há três pontos que quando afetados tendem a trazer tonturas, esses são o ouvido médio, o interno e o cerebelo. O médio e interno tem o poder de mandar um fluído que ajuda o cérebro a fazer o reconhecimento de equilíbrio no corpo. Já o cerebelo tem o poder de controlar a orientação espacial.

Qualquer tipo de infecção ou problemas nessa área são capazes de afetar o cérebro e fazê-lo entender que há falta de equilíbrio no corpo, fazendo com que  o corpo se torne lento e mole, acabando por deixar o cão tonto.

Cães com tontura (Foto: Reprodução)

Condições

A hipoglicemia também é um fator que acaba por deixar os cães tontos. Esse é o tipo de doença que ele carregará pelo resto da vida e necessitará de uma dieta especial. Há possibilidade de picadas de alguns insetos como abelhas desencadeadoras do problema e agravar a situação.

Infecções

Quando há infecção em qualquer um dos ouvidos ou no cerebelo, possivelmente haverá o desequilíbrio que trará não só tonturas, mas alguns desmaios. Os tratamentos para esses casos devem ser feitos juntos a um profissional e seu cão dependerá de antibióticos.

Doenças

A tontura pode também ser parte de um efeito colateral causado por algumas doenças. A doença vestibular é um problema que afeta os sentidos do seu animal. Doenças relacionadas ao coração também são causadoras de tontura. Além disso, alguns tipos de câncer desencadeiam o sintoma.

O que fazer?

Durante os acontecimentos é bem possível que o seu cão haja de maneira que não consiga caminhar ou sustentar o próprio corpo. Ao prestar atenção nesses eventos, você precisará levá-lo o quanto antes a um veterinário de sua confiança. O cubra com um cobertor e o deixe quentinho.

Não insista para comer absolutamente nada, pois sacudindo pode ser que chegue ao vômito. Somente um profissional tem a capacidade de lhe indicar tratamento adequado e como agir.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?