Aprenda como refrescar seu cachorro em dias quentes

Com o calor que vem aumentando a cada dia, naturalmente você já percebeu o quanto seu cão fica cansado ou agitado desejando água o tempo todo. A língua para fora é um sinal de que ele está com calor, não necessariamente de que sente falta de água. Diferente dos humanos, os nossos bichinhos não costumam transpirar pela pele.

Ao contrário disso, eles começam a perder calor quando estão com a língua para fora. Essa dificuldade na perda de calor pode ser um problema, porque eles tendem a ficar mais cansados e estressados, podendo até mesmo passar mal se andarem ou correrem demais.

Alguns cuidados básicos podem fazer com que eles se sintam mais confortáveis nesse período, é preciso tomar algumas medidas.

Vamos as dicas:

1° Mantenha uma sombra na casinha dele – Não deixe que fiquem muito expostos ao calor, não os prendam e não deixem que se mantenham sem sombra.

2° Água limpa – Troque o dia todo a água da tigela, ela deve estar sempre fresca. Jamais, em hipótese alguma os deixe sem água limpa durante o dia. Caso você não tenha como manter esse hábito, coloque água gelada pela manhã e deixe-a o dia inteiro na tigela.

Cão se refrescando (Foto: Reprodução)

3° Passe protetor solar no nariz e nas pálpebras – Esses são os locais mais recomendados ao uso do protetor, deve ser um hábito tomado por todos os donos que possuem cachorros de pelugem clara. Se preferir, poderá optar por produtos pet que fazem a proteção solar.

4° Evite exposição ao Sol – De maneira nenhuma deixe seu cão exposto ao Sol, assim como ele pode fazer mal a nossa pele, naturalmente poderá desenvolver um câncer em seu cão. 

5° Passeios fresquinhos – Leve-o para passear em locais arejados e com a presença de muitas árvores e plantas. Ambientes verdes ajudam a fazer com que o animal sinta frescor. Prefira horas quando o Sol estiver a esmorecer, sempre depois das 18 horas da tarde.

6° Dê a ele água de coco – Sim, é saudável e muito recomendado que seu cãozinho tome água de coco. Além de hidratá-lo bastante, você pode optar por um suco natural e refrescante.

7° Dê banhos com mais frequência – O costume é de que os banhos sejam dados de 15 em 15 dias, mas no período de calor o mais recomendado é que essa frequência aumente. Dê ao menos um banho por dia.

8° Nadar com eles – Existem alguns parques aquáticos que disponibilizam piscinas para cachorros, você sabia disso? Em alguns outros é possível até mesmo que você tome banho com ele. Procure saber qual é o mais próximo de você e leve seu cãozinho a refrescância de um bom banho de piscina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.