Como superar a perda de um animal de estimação

Perder um grande amigo nunca é fácil, nossos animais de estimação são parte de nossa família, quando chega o momento em que eles precisam partir, é sempre um período tenso, maior especialmente para quem estava mais próximo do bichinho. Esse período requer a superação da perda.

Embora não seja tão simples quanto parece, você pode aderir algumas práticas que o farão eternizar em sua memória seu animal para sempre, tendo a certeza de que ele está bem próximo e a dor consequentemente desaparecerá ou amenizará.

. Não culpe a natureza pela perda e nem tente compreendê-la, somente respeitá-la.

. Acredite na partida, não fique se enganando por muito tempo.

. Lembre-se que esse é o ciclo da vida, portanto, apesar de ter “perdido” o seu bichinho, ele sempre estará no seu coração e na sua mente, onde sempre terá carinho e amor.

Animal de estimação. (Foto: Reprodução)

. Não fique se lamentando, lembre-se das alegrias que viveram juntos.

. Aceite que o tempo é o único remédio para a cura da sua dor.

. Faça outras atividades que possam ajudá-lo a superar.

. Não encontre outro animal de estimação para suprir a falta, ao invés disso, foque em outras coisas como trabalho ou estudos.

. Se você não teve parte alguma de culpa na morte do bichinho, por que se martirizar? Lembre-se que ele mesmo não gostaria de o ver sofrendo.

. Force a sua mente a entender de vez o ciclo da vida.

10°. Faça um memorial com fotos, como um álbum onde você sempre poderá reviver as coisas que passaram juntos e apagar parcialmente a dor.

11°. Depois de curado emocionalmente, talvez seja um momento interessante de procurar outro bichinho. Preferencialmente opte por uma casa de animais abandonados que precisam do seu cuidado.

Superar uma perda nem sempre é fácil, a melhor coisa a fazer momentaneamente é se ocupar com coisas que são importantes e indispensáveis em sua vida e seguir. Reviver e relembrar a dor é a pior atitude, isso poderá resultar até mesmo em danos à sua saúde como o desenvolvimento de uma depressão.

Lembre-se que o seu melhor amigo sempre, em qualquer momento da vida, preferiria te ver bem e saudável. Um amor de verdade assim não vai embora, ele permanece em nossos corações até que chegue a nossa hora de partir também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.