Motivos do mau hálito em cachorro

Cãezinhos com toda certeza, são uma das melhores companhias que uma pessoa pode ter em casa. Esses animais, além de muito dóceis e amigáveis, protegem o lar e criam verdadeiros vínculos com os moradores do local.

Você que tem um cachorro em casa já percebeu algo estranho alguma vez em seu hálito? O que pode parecer apenas “algo estragado que comeu” pode ser indício de alguns problemas que requerem atenção do dono. O mau hálito canino, também chamado de halitose, pode estar vinculada também a outros problemas que são cãozinho pode estar passando sem que você perceba.

A gengivite é a causa mais comum da halitose (foto: reprodução)
A gengivite é a causa mais comum da halitose (Foto:Reprodução)

Halitose – o que pode ser?

Existem vários motivos que podem causar o sintoma da halitose. Um deles pode ser considerado o mais óbvio: a concentração demasiada de placa bacteriana e tártaros nos dentes do cachorro. Muitos veterinários recomendam a escovação diária dos dentes do cachorro, porém, nem sempre temos tempo ou disposição para isso.

O ideal é investir nisso pelo menos até que o mau hálito acabe e depois tenha o hábito de escovar os dentes do seu bichinho semanalmente. Isso poderá ser o suficiente para acabar com esse problema. Se não adiantar, existem dentistas especializados em cachorros que podem fazer um processo de limpeza mais avançado, resolvendo completamente a questão.

É importante saber que uma alimentação natural não causa mau hálito nos cães. Tenha em mente que dar doces e outros produtos industrializados, comida de panela, por exemplo, podem contribuir com esse quadro. Porém, se o fator da higiene não for o problema, outras doenças podem estar associadas.

As doenças que causam esse sintoma geralmente são causadas por bactérias. Inflamações de garganta e de nariz, diabetes, complicações gastrointestinais, câncer, gengivites e doenças renais podem ser os motivos. Para saber qual é, o indicado é levar o seu cão em um médico veterinário.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *