Temporada de pesca da tainha

Temporada de pesca da tainha

A temporada de pesca da tainha é um dos principais motivos de vários pescadores se animarem em meados de maio a julho. A abertura da temporada ocorreu recentemente no dia 15 de Maio de 2014 e vai perdurar até o dia 30 de Julho. A principal motivadora da temporada é a pesca industrial e artesanal brasileira.

A ação ocorre em quatro estados brasileiros, sendo eles Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O período escolhido é devido as correntes de água que chegam até o Brasil, vindas da Antártida, exatamente nesse período do ano. Ela sobe desde o litoral sul até o sudeste.

Terminam enfim na altura de Cabo Frio. O método mais conhecido para capturar as tainhas é o Arrasto de Praia, essa modalidade é quem traz aos pescadores uma verdadeira festa de tainhas nas mais diferentes localidades presentes onde há o arrasto. Ocorrendo da seguinte maneira:

A alegria dos pescadores é aparente quando ocorre a chegada da temporada das tainhas.
Pesca da tainha (Foto: Reprodução)

Pequenas canoas levadas a remo levam uma rede a 800 metros da praia e o arrasto é feito. Toda a prática é legal e totalmente permitida pelos órgãos que cuidam dos peixes. A rede também possui cerca de 800 metros de comprimento, essa é puxada de forma que “enquadre” os peixes.

De extremo a extremo, com o auxílio de vários pescadores e demais voluntários, tudo que for capturado é divido entre eles. Os pescadores não conseguem esconder a aparente felicidade quando a temporada das tainhas se aproxima e agradecem sempre aos seus santos quando obtém uma boa pesca.

Tainha

Dos estados citados acima, o peixe é sem dúvidas um dos maiores recursos. A pesca se concentra no período em que ocorre a safra da espécie, dura em média 75 dias e toma estados desde a região sul a sudeste. A pescaria do peixe é voltada ao mercado interno.

Sua carne é extremamente saborosa, mas o que realmente chama atenção de todos os pescadores são suas desovas. Essas geralmente são exportadas para países estrangeiros como Taiwan, França, Grécia, Espanha e Itália. Custam muito e providenciam a sobrevivência dos pescadores.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *