Dicas de higiene pessoal

A higiene pessoal é um assunto um tanto comum atualmente, principalmente devido ao maior acesso a diversos produtos industrializados desenvolvidos para esse fim. Antes do século XIX por exemplo, os hábitos sanitários humanos eram bem diferentes e menos saudáveis, principalmente na Europa. Métodos higiênicos pessoais muitas vezes ficavam restritos a civilizações que os desenvolveram por motivos culturais.

No entanto, com o desenvolvimento das pesquisas científicas, o descobrimento dos seres microscópicos e a atuação desses diretamente ligada a doenças e pragas nas sociedades humanas, os governos de muitos países do mundo realizaram campanhas de conscientização para com a higiene pessoal, além de iniciarem projetos urbanos que promoviam saneamento básico, dentre outras medidas.

Esses movimentos foram chamados de sanitarismo. No Brasil, o Sanitarismo inicia-se no final do século XIX, entre o Império e a República brasileira em São Paulo e no Rio de Janeiro. No início do século XX, o modelo foi adotado como padrão para o sistema de saúde do país e se tornou padrão em todo território nacional.

Confira algumas dicas de higiene pessoal (foto: reprodução)
Confira algumas dicas de higiene pessoal (Foto: Reprodução)

Os estudos sobre métodos de higiene não param de surgir desde então. Veja abaixo algumas dicas de higiene pessoal.

Rosto

Muitas pessoas esquecem de lavar o rosto na hora do banho, o que é um grande erro. É recomendado lavar o rosto pelo menos duas vezes por dia, de preferência com sabonetes próprios para essa região, sem esfregar com força. Esse hábito é de grande importância principalmente na adolescência, quando o pele fica mais oleosa.

Cabelo

Quando o cabelo é curto, é recomendado lava-lo com shampoo ao menos uma vez por dia, principalmente durante a adolescência pelo mesmo motivo citado acima. Quando o cabelo é longo, deve-se evitar enxágua-lo todos os dias para evitar a proliferação de fungos. Nesse caso, pode-se lavar o cabelo uma vez a cada três dias.

Higiene oral

O recomendado é escovar os dentes com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor após qualquer refeição. Movimentos circulares com a escova, sem esquecer de escovar os lados dos dentes é essencial. Isso evita o acúmulo de resíduos alimentares, prevenindo a ocorrência de placa bacteriana. Também é recomendado o uso do fio dental todos os dias, de preferência a noite, e sempre que possível, anticéptico bucal.

Higiene da área pubiana

Tanto em homens como em mulheres, deve-se evitar a bucha de manho nessas áreas. O ideal é lava-las com sabão suave ou próprio para esse fim, sem se esquecer de cantos e extremidades que possam acumular sujeira. Uma boa limpeza da zona genital evitará o mau cheiro e também a ocorrência de alguns problemas de saúde.

Nas mulheres, a limpeza na parte íntima deve ser feita externamente. O órgão feminino possui um mecanismo interno de limpeza natural. Caso haja corrimentos e mau cheiro incessante, deve-se consultar um médico ginecologista.

Corpo no geral

No Brasil, a cultura banho foi adquirida principalmente pelo contato com etnias indígenas. Algumas aldeias tinham costuma de se banhar até 7 vezes por dia. Atualmente, recomenda-se tomar ao menos dois banhos por dia com água e sabão de corpo. Lavar as nádegas, costas, peito, pernas, braços, axilas, articulações, pescoço, pés (principalmente nos espaços entre dedos) e atrás das orelhas não deve ser esquecido.

Por incidência de grande calor, é normal que no Brasil as pessoas suem mais. Para evitar o mau cheiro durante o dia, recomenda-se a utilização de desodorantes e perfumes sempre que possível.

Higiene das mãos

Diariamente, entramos em contato com diversos objetos como celulares, dinheiro, móveis, corrimão, torneiras, maçanetas, teclados e mouses de computador, entre outros. Além disso, o cumprimento através do aperto de mãos, sendo que a outra pessoa também entra em contato com todos esse objetos.

Procure lavar as mãos com sabão sempre que chegar em algum lugar. Isso evita até mesmo o contágio de gripe e outras doenças. Ao lavar, dê uma atenção especial às costas das mãos, os espaços entre dedos, as unhas e os pulsos. Esfregue-os pelos menos três vezes durante a lavagem.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *