DicasFree.com » Variados » Como ser produtivo no trabalho

Como ser produtivo no trabalho

Muitas pessoas encontram dificuldade em organizar e atingir uma produtividade efetiva no ambiente de trabalho. Pensando nelas preparamos esse artigo com algumas dicas que vão ajudar a manter o foco e a disciplina.

     

Os vilões que dificultam a produção de um funcionário em seu trabalho são muitos, como por exemplo a desorganização, distrações dos colegas de trabalho, chefes que os sobrecarregam com atividades, falta de tempo, entre outros.

Para se sobressair a tantos empecilhos e dificuldades, é fundamental que se tenha foco e determinação. Contudo, não são todas as pessoas que conseguem atingir uma produtividade satisfatória que lhe cause dentro de si um sentimento de orgulho. Por isso, preparamos essa lista especialmente para você que deseja melhorar o seu desempenho no ambiente de trabalho.

O acordar

Trabalho.
(Foto: Reprodução)

Pare imediatamente com todo o pesar em acordar cedo, este não é um hábito nem melhor, nem pior, é comum, bilhões de pessoas em todo o mundo também o fazem. Ao invés de acordar às pressas ou de ficar reclamando, procure levantar da cama um pouco mais cedo que o normal e celebre o amanhecer de cada dia com as  pessoas a sua volta e sinta-se grato pela sua vida e pelo seu emprego.

Alimentação

Refeições leves são ideais, pois ajudam o organismo a processar todos os alimentos com mais facilidade, deste modo a energia que o seu corpo tem será usada para a produção no trabalho e não exclusivamente para a digestão. Isso não quer dizer que você vá evitar comer de manhã, mas sim optar por alimentos mais leves, como frutas e cereais.

Foco no que é importante

Foque e comece sempre pelas coisas mais urgentes e difíceis, suprimir essas atividades pode ser um trabalho árduo, mas depois que você as concluir estará com afazeres mais simples e fáceis que ocuparão o resto do seu dia. Por exemplo, utilizando esse método você não chegará no fim do dia, período o qual todos já estão super cansados, tendo que resolver problemas inadiáveis.

Ritmo pessoal

Ter controle sobre os seus horários e seu ritmo tendo em mente qual período do dia você produz mais é uma boa estratégia a ser utilizada na hora de dividir as tarefas a serem realizadas no período de um dia.

Atividades físicas

Para evitar o estresse de todo um expediente, que tal começar o dia investindo em alguma atividade física? Apostar em uma caminhada ou até mesmo em uma academia pode ser uma saída para não levar o estresse para o serviço, isso porque o exercício oxigena o cérebro provocando assim uma diminuição no cortisol do sangue.

Desconectar

Conforme algumas pesquisas informam, hoje boa parte dos brasileiros perdem até 2 horas por dia utilizando as redes sociais no horário do expediente, comprometendo desta forma a produção. Claro que em algumas situações o uso dessas tecnologias é necessário para facilitar o desenrolar de algumas atividades, no entanto, é preciso que o trabalhador saiba como dosar o tempo em que utiliza esses meios e não se distrair com eles.

Lista de tarefas

Criar uma lista com as atividades que você tem para fazer em seu expediente é uma arma poderosa para que o seu cérebro não entre em pânico no meio do dia, uma vez que toda a sua programação já estará em um itinerário. Então, trace um roteiro e sistematize o seu dia. Assim que você chegar no local de trabalho verifique a sua caixa de entrada de e-mails, assim se tiver alguma urgência resolva imediatamente, caso não tenha é apenas seguir o planejado.

Enfim, percebemos que mesmo não sendo fácil melhorar a produtividade, essa não é uma tarefa impossível, ela depende apenas da sua dedicação. Lembre-se que o importante não é quantidade, mas sim a qualidade do serviço que você presta.

Siga nossas dicas e sucesso no seu ambiente de trabalho!

Posts relacionados

  • Porque não namorar um colega de trabalho
  • Como melhorar a voz para cantar?
  • Como montar uma banda de rock gospel?
  • TJ ESPIRITO SANTO
  • TATUAGEM CARPA
  • Tipo de presente para o dia dos namorados

  • Quer comentar ?