Como fazer uma resenha de um artigo?

Definições

Resenha é um texto que tem como obrigação fazer um resumo de um livro, também é possível que haja resenhas de filmes, capítulos, espetáculo, peça de teatro e até de um artigo. Nessa não estão inclusas opiniões do resenhista, apenas a passagem de informação resumidamente.

Resenhista

O resenhista é um ponto importante na hora de começar o artigo, ele deve ser um conhecedor de tal área, com uma condizente avaliação da obra de forma geral. Quando se trata da resenha de um artigo, a promoção do mesmo deve ser realizada por aquele que se disponibilizou a escrita.

O que deve constar numa resenha?

O primeiro passo é saber a relação de tópicos que devem constar nessa resenha, eles subsequente serão os responsáveis pela elaboração da mesma como um todo e também darão o sentido exato à obra. Esse deve ter pontos como:

A resenha descritiva tem apenas objetivo de passar informações.
Escrever uma resenha (Foto: Reprodução)

▬ Título – O chamado da resenha.

▬ Referência bibliográfica – Referências sobre o autor, obra, editora, data de publicação, número de páginas e lugar da publicação.

▬ Dados bibliográficos – Os dados diretos da obra, bem como os citados acima e também a referência de inspiração à obra.

▬ Resumo – Todo o conteúdo da resenha.

▬ Avaliação crítica – Crítica de forma geral e não de opinião.

Ao iniciar, lembre-se de citar a obra ou título do artigo que estará escrevendo, informando pequenos detalhes novamente e só então comece a desenvolver o texto. Mas lembre-se de fazer isso de forma prática, direta, profissional e de maneira que faça com que o leitor esteja confortável com a leitura e não confuso.

Também é interessante que faça recomendação da obra, sem a denegrir, nem elogiar. Fale também brevemente da vida daquele que a escreveu e de como a sua vida ou escrita fora importante ou não para o bem comum. Estimule seus leitores a optar por uma avaliação crítica, partindo deles mesmos.

Lembrando sempre que quando a resenha é descritiva, não obstante importa a opinião do resenhista. Haja com cautela na hora de exemplificar o autor e seus feitos. E tenha o cuidado de ler muito sobre tal para não passar erros ou invenções a quem está lendo sua resenha.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *