DicasFree.com » Animais » Cachorro ajuda no tratamento de depressão

Cachorro ajuda no tratamento de depressão

Os animais disponibilizam carinho aos respectivos donos, em principal o cachorro. Você sabia que o seu cãozinho pode ajudar pessoas a combater a depressão? Sobre o assunto, saiba detalhes no decorrer desta matéria!

     

Que o cão é o melhor amigo do homem, nós já sabemos. Mas ajudar no tratamento contra a depressão? Pois é, por mais incrível que pareça, esses amiguinhos podem ser totalmente auxiliadores na depressão, eles são capazes de agir como terapeutas no processo de recuperação de um paciente.

É bem verdade quando dizem que os cães são realmente fiéis. Você tem certeza de que com esse amigo sempre poderá contar, mas indo ao que interessa, já se perguntou por que os cães podem ser tão eficientes no combate a depressão? Essa pergunta pode ser respondida com apenas uma palavra: fidelidade.

Um método é chamado de Terapia Associada aos Animais, consiste especificamente em alcançar os objetivos terapêuticos dos pacientes através do simples carinho de seu cão. No mesmo, o animal é visado como um co-terapeuta que ajuda a fazer com que o paciente encontre verdadeiras melhorias.

Em São Paulo, um hospital já permite a entrada de animais no recinto clínico afim de promover melhorias dos pacientes, desde que essa autorização parta do paciente e também do médico que cuida do caso. Em outros casos, há instituições que promovem o bem estar de pessoas hospitalizadas através desses bichinhos.

É bom frisar que todos os animais que conhecemos nasceram para a terapia, sem exceção, eles são sinceros e totalmente abertos quanto a dar e receber carinho. Mas é importante que tenha cuidado ao escolher a raça, geralmente são mais recomendados aqueles que costumam ter em sua personalidade:

Cachorro (Foto: Reprodução)

  • Tranquilidade
  • Paciência

Ele será muito apertado, beijado, abraçado, etc, é importante que não se irrite com isso. Há dois tipos de animais que mais auxiliam nessa causa, os cães e os cavalos. Eles são (de natureza própria) animais dóceis e se dão melhor com os seres humanos.

Contudo, não é de se descartar a eficiência do amor de gatos, jabutis, peixes, aves e coelhos. Inacreditavelmente, até animais peçonhentos quando bem cuidados e acostumados com humanos podem ser incríveis terapeutas, como por exemplos as cobras, aranhas e outros animais.

O animal que faz parte do convívio do paciente a ser tratado pode ajudar muito mais, contudo existem cães especializados para o desenvolvimento dessa função. Aqueles que possuem cães em casa podem até mesmo fazer o tratamento no seu lar.

Dentre outros benefícios de ter um amiguinho desses, estão:

  • Estimulação do amor em crianças com autismo
  • Estimulação do amor em idosos com doenças
  • Ajudam no tratamento contra o câncer
  • Ajudam no tratamento de doenças cardíacas
  • Reduzem o estresse
  • Ajuda no tratamento de paralisia

Já são muitos os especialistas que apoiam a causa de ter contato direto com animais no tratamento de inúmeras doenças. Os resultados a longo prazo já estão confirmados, além é claro, da qualidade de vida e sensação de paz que esses pequenos podem transmitir.

De qualquer forma, mantenha sempre um bom relacionamento com seu cãozinho e se apoie nele nos momentos mais difíceis, inclusive da depressão. Quando você age dessa forma, não está levando apenas carinho a ele, mas também um benefício incrível para sua vida.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?