DicasFree.com » Animais » Aves em extinção no Brasil

Aves em extinção no Brasil

Apesar de possuírem a vantagem de voarem e fugirem de locais perigosos com mais velocidades, as aves no Brasil também são alvos do perigo de extinção. Confira as principais aves em extinção no país.

     

O perigo de extinção é algo muito comum principalmente nos tempos de hoje. Os serem humanos sempre trouxeram esse risco para as sociedades animais, porém nunca antes com tanta velocidade e ferocidade como após a revolução industrial. A exploração excessiva dos recursos naturais acabou por destruir habitats e poluir ambientes necessários a vida de muitos animais.

Gavião de Pescoço Branco

Gavião de Pescoço Branco

A caça predatória para o mercado de peles dos mais variados tipos também é um dos principais fatores do desaparecimento de espécies. Outros tipos de caça predatória com outros objetivos como a venda ilegal desses animais, ainda é um grande problema nas matas e florestas brasileiras.

Aves em extinção no Brasil

A situação das aves no Brasil não é diferente. Em nosso país, muitas das espécies já se encontram em risco de extinção principalmente devido a sua plumagem, muito apreciada no exterior e por isso, vítima da caça predatória. Confia abaixo algumas das espécies em perigo de extinção:

Arara Azul – Talvez a mais famosa ave do Brasil, a Arara Azul é também um símbolo nacional. Apesar disso, a caça ao animal é algo tão comum que em 1992, pensava-se já estar extinto. Com o crescimento da população de aves, ela voltou a aparecer no país, porém em pouquíssimas quantidades, sendo que a maioria se encontra em cativeiros de preservação.

Tietê de Coroa – Considerava como uma pequena ave, essa espécie teve que se retirar do habitat natural e se refugiar em outros lugares. Os últimos relatos que se tem sobre ela não foram totalmente confirmados, sendo o último na Serra dos Órgãos. Estima-se que se ela ainda existir, devam haver cerca de 50 indivíduos.

Pica Pau do Parnaíba – Essa espécie de pica pau também já foi considerada extinta no século passado. Mesmo sem muitas esperanças, a ave voltou a aparecer e hoje em dia devam existir cerca de 250 indivíduos. Apesar disso, o risco de que ela desapareça ainda é muito alto.

Soldadinho do Araripe – Nativo da Chapada do Araripe e do Sul do Ceará, essa ave está na lista vermelha em risco de extinção, bem próxima a Arara Azul. Com detalhes em vermelho e canto específico, o soldadinho raramente é avistado e a contagem de indivíduos está entre os 800 ainda vivos.

Gavião de Pescoço Branco – Nem as grandes aves conseguem escapar das ações antrópicas. Esse gavião típico do Estado de Pernambuco também se encontra na lista de aves em extinção. Com coloração mais voltada aos tons brancos, essa grande ave perdeu muito de seu habitat e sua oferta de alimento. Estima-se que existam aproximadamente 100 indivíduos adultos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?