DicasFree.com » Escolar » Aminoácidos não essenciais

Aminoácidos não essenciais

Os aminoácidos não essenciais, apesar de receberem esse nome, são de fundamental importância para o desenvolvimento e manutenção do corpo humano. Clique e confira aqui no Dicas Free.

     

Os aminoácidos são estruturas que tem como maior importância constituir as proteínas. As proteínas, por sua vez, fazem parte de todo o processo de construção dos tecidos, células, órgãos e demais estruturas do corpo. Por isso, é necessário que se produza proteínas sempre e para isso, os corpos precisam adquirir aminoácidos constantemente através da alimentação.

As estruturas que compõe as proteínas sempre terão um grupo de amina (NH2), um grupo de carboxílica (COOH) e uma molécula de hidrogênio. Normalmente, essas grupos estarão ligados a uma molécula de carbono. Ao carbono (também chamado de carbono alfa) é ligado uma molécula radical R. Essa molécula muda de acordo com o tipo de aminoácido.

Aminoácidos não essenciais

A ciência já descobriu cerca de 20 aminoácidos que compõe nossa dieta. Desses aminoácidos, podemos dividir em aminoácidos essenciais e aminoácidos não essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles em que só é possível o corpo adquirir pela alimentação.

Aminoácido

Aminoácido

Os aminoácidos não essenciais, apesar de terem esse nome, são extremamente essenciais ao nosso corpo. Eles recebem essa denominação pelo fato de que o corpo humano é capaz de sintetiza-los, não necessitando adquiri-los de outros corpos pela alimentação.

Dos 20 aminoácidos descobertos, o corpo humano é capaz de sintetizar 10. Apesar disso, 7 desses aminoácidos não essenciais só são produzidos pelo corpo no caso de algumas patologias ou em determinadas fases do crescimento. Esses aminoácidos também são conhecidos como condicionalmente essenciais.

Aminoácidos não essenciais – Alaninaasteste, Ácido Glutâmico, Ácido aspártico.

Aminoácidos condicionalmente essenciais – Arginina, Glutamina, Glicina, Cisteína, Serina e Asparagina.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?