Rios mais utilizados para navegação na europa

A Europa é dotada por uma abundante hidrografia, mesmo sendo caracterizada por uma região de altos relevos. As veias de importantes rios e suas ramificações também são sinônimos de fronteiras naturais entre um país e outro.

Os habitantes do velho continente, desde os seus primórdios, utilizavam os rios para comercializar com outras regiões e expandir negócios.

O maior rio e o mais utilizado é o Volga, situado na região norte da Rússia na porção europeia. Ele nasce nas proximidades de Moscou e deságua no Mar Cáspio. A via fluvial é muito utilizada tanto para comércio, quanto para transporte, isso porque ao longo de seu curso há diversas cidades que foram erguidas e cresceram com a presença do rio, que é considerado o maior de toda Europa.

Outra importante veia fluvial que corta a Europa de norte a sul, desaguando no Mar do Norte e que desde o império romano é muito utilizada para transporte e comércio, é o rio Reno. Em todo seu curso, o rio é considerado uma região de águas internacionais, isso porque faz fronteiras entre diversos países, da Suíça à Holanda.

O Volga é um dos rios mais utilizados para transporte e comércio da Europa. (Foto: Reprodução) Créditos de imagem: http://www.viajarencruceros.com/

Outro rio que serve Paris ao atlântico é o Sena. Por séculos e séculos ele é uma das principais portas de entrada à França, bem como seu curso navegável que, mesmo antes de chegar à capital francesa, passa por diversas cidades ampliando a comunicação. Em sua porção inferior, sendo a principal rota de hidrovia da França, são transportados produtos diversos. O Sena, assim como outros rios importantes, possui real significado em relação a economia local.

Considerado o segundo maior rio da Europa, a via fluvial atravessa o continente de leste à oeste. O mesmo é considerado um dos mais utilizados no continente, referindo-nos ao Danúbio, que nasce nas florestas negras no interior da Alemanha e deságua no Mar Negro (Romênia).

São quase 3 mil quilômetros de extensão, cortando países da Europa central e do famoso “leste europeu”. Em todo seu percurso é notável a importância da arquitetura local e como o rio exerce a influência sobre o povo.

Danúbio é uma importante rota não apenas para transporte mas para o comércio internacional, já que através dele é possível importar e exportar produtos diversos.

O rio Loire tendo sua nascente no centro sul da França e foz no oceano atlântico, faz-se o mais longo do país e com grande relevância quanto a sua utilização, pois banha sete cidades. Possui grande relevância econômica devido as boas condições para navegação. Quanto ao âmbito cultural, o Loire serviu e ainda serve de inspiração para diversos literatos e pintores.

Observação: A maioria dos rios na Europa passaram por um longo e caro processo de despoluição. A medida adotada não foi apenas econômica, mas para manter por gerações a história do povo europeu preservada. Tais rios citados são a identidade do velho continente e ainda serão utilizados por muito e muito tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.