DicasFree.com » Beleza » Retenção de líquido no corpo, como eliminar?

Retenção de líquido no corpo, como eliminar?

A retenção de líquido é geralmente o inchaço “extra” ocorrente no corpo. Ele causa desconforto extremo e ainda pode estar ligado a doenças graves. Quer saber mais? Confira este artigo.

     

Retenção de líquido

Embora muita gente não “leve tão a sério” a retenção de líquido, é bom saber que ela pode estar diretamente ligada a doenças mais graves e quadros bem extremos de saúde. Várias são as causas para que esse “probleminha desagradável” se desenvolva no seu corpo, dentro os mais comuns estão:

  1. Questões hormonais;
  2. Postura incorreta;
  3. Modismos (bem como a utilização do salto alto);

Você sabe que está sofrendo com a retenção quando ela começa a ser aparente no corpo. O inchaço fica evidente, você não vai com tanta frequência ao banheiro e ainda sente desconforto abdominal. A “coisa toda” se torna ainda mais grave, quando esse tipo de quadro se prolonga por tempo indeterminado.

A retenção geralmente faz alerta ao corpo de que o organismo está trabalhando defeituosamente, podendo causar:

Retenção de líquidos (Foto: Reprodução)

  • Insuficiência vascular;
  • Hipotireoidismo;
  • Hipertensão arterial;
  • Mau funcionamento dos rins;
  • Mau funcionamento do fígado;
  • Mau funcionamento do coração;

Também é comum que ela esteja envolvida nos casos de gravidez, lembrando que gravidez não é doença, mas desenvolve a retenção devido as mudanças hormonais e de peso. É possível que você “combata” a retenção de acordo com o tipo de situação que a desenvolve. Indicaremos algumas e como utilizá-la a favor do seu corpo.

TPM – A terrível tensão pré-menstrual é um fator determinante na retenção. A sensação é sentida primeiramente no abdômen e nos seios, quando há relevantes quedas do hormônio progesterona, é possível que a mulher sofra essa mesma consequência. O mais indicado é que haja muito consumo de vitamina E e ácido gamalinoleico.

Anticoncepcional – O anticoncepcional é um dos grandes vilões. Ele desenvolve facilmente o problema e pode deixar o inchaço do corpo cada vez mais evidente. Para solucionar é preciso que conversar com um ginecologista e receber orientações sobre a ingestão de anticoncepcionais com dosagem mais baixa.

Tempo demais sentada – Boa parte das “profissões femininas” atualmente são feitas sentada. É por isso que se tornou tão comum ter retenção de líquidos, principalmente na parte dos membros inferiores. Para evitar tal problema é interessante que você se levante a cada meia hora e dê pequenas alongadas. Isso ajudará a ativar sua circulação sanguínea.

Tempo demais em pé – Da mesma forma que passar muito tempo sentada auxilia na retenção de líquidos, em pé o efeito é o mesmo. É por isso que você deverá sentar-se de vez em quando ao longo do dia, ou também caminhar vagarosamente. Isso ajuda a ativar a circulação da mesma forma.

Clima – Parece mentira dizer que até o clima afeta na retenção de líquidos no seu corpo de forma geral. Quando isso for decorrente, é importante que faça um exercício simples como deitar sobre a cama e colocar os pés acima da linha da cabeceira, afim de ativar o a corrente sanguínea.

Diga não ao salto! – Mulheres que usam salto alto diariamente, além de acabar com as próprias pernas, desenvolvem a retenção mais rápido. É recomendado que a altura do sapato seja de 4 cm. Durante caminhadas, entre trabalho/casa é interessante que faça a troca dos sapatos, caminhe com aqueles que a deixam mais confortável.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?