Idade primeira visita ao dentista

Primeira visita ao dentista

A primeira visita ao dentista deve ser feita quando a criança ainda tiver apenas seis meses de vida. Isso porque é exatamente nessa fase que aparecem os primeiros dentinhos. A importância do dentista é extrema pois determinará a saúde bucal do seu filho pelo resto da vida.

O médico que cuidará do caso de seu bebê é chamado de odontopediatra. Geralmente os primeiros dentinhos começam a nascer na parte inferior da frente, logo após os dois de cima. Até os dois ou três aninhos de idade, não há necessidade de visita frequente, isso porque o desenvolvimento dos dentes ocorrem lentamente.

Contudo, a cada seis meses é importante que você leve seu bebê a uma visita normal, de rotina. Qualquer início de cárie pode ser detectado nesse período de tempo, possibilitando um melhor e antecipado tratamento, combatendo-a e havendo possibilidade de reparação.

Primeira visita ao dentista (Foto: Reprodução)

Se aos primeiros sinais de dentinho nascendo os pais levarem seus filhos ao odontopediatra, então ocorrerá a orientação de acompanhamento da erupção dos outros dentes, isso ajuda a criança a não obter cáries pelos anos seguintes.

Além disso, seu filho terá o costume adequado com os aparelhos odontológicos, permitindo que seja realizado regularmente a visita ao dentista e impedindo que doenças bucais sejam desenvolvidas. Quanto mais cedo você levá-la ao dentista, menos trauma terá e menos sofrerá.

Mantenha os hábitos de higiene bucal de seu filho diariamente com escovação dos dentes, utilização do fio dental e até enxaguantes bucais (se ele for maiorzinho)  assim for necessário. A partir do momento que há ingestão de alimentos sólidos, a consulta ao dentista se faz necessária.

O desenvolvimento dos dentes de leite ocorrem principalmente entre os 5 e 8 anos, e esse é um momento importante para obter auxílio do dentista. Não ultrapasse da faixa de 1 ano para levar seu filho ao dentista, a idade mínima é de 6 meses e máxima de 1 ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.