Funcionamento do agitador magnético

Para quem não sabe, o agitador magnético é um aparelho utilizado principalmente em ambientes laboratoriais. Sua principal função consiste em agitar e misturar certos tipos de soluções, tal agitação se faz totalmente necessária para a trituração, mistura e homogenização de produtos.

Todos esses procedimentos são completamente indispensáveis quando tratamos de trabalhos feitos manualmente e laboratoriais. Há vários tipos de agitadores que possuem a mesma função, dois deles são mais conhecidos, separados apenas pelo aquecimento. Categorizam-se como:

Agitador magnético com aquecimento – Suas indicações são basicamente feitas através da solução aquecida. Possuidor de uma placa de alumínio injetado, fazendo inclusão de resistência tubular, de temperatura equilibrada e controlada por um termostato capilar entre  50°C e 320°C.

Modelo de agitador magnético (Foto: Reprodução)
Créditos da imagem: http://www.maxlabor.com.br

Agitador magnético sem aquecimento – Esse é capaz de desenvolver a função de mistura dos reagentes, sem que seja preciso haver o aquecimento. Dos variados tipos de modelos, alguns são capazes de permitir o controle da agitação manualmente, enquanto outros agem por si só.

Sua formação é exclusivamente feita através de uma barra magnética que cria logo um campo magnético responsável por agitar e garantir uma mistura completa. Existe também um botão no aparelho que é capaz de fazer com que selecione adequadamente a intensidade.

Por que esse aparelho é importante?

Não existe a possibilidade de fazer misturas homogêneas de alguns elementos sem o auxílio do mesmo. Ele é capaz de organizar tais elementos e transformá-los em apenas um. Ideal para experiências científicas. 

Tipos de Aplicações

  • Mistura de produtos líquidos
  • Sólido em suspensão
  • Transferência de calor

Modelos

  • Turbina de pás retas
  • Turbina de pás inclinadas
  • Turbina de disco

Geralmente são possuidores de 3 diferentes níveis de agitação. Alguns costumam obter mais intensidade enérgica do que outros. É preciso o mínimo de experiência para obter aquele que melhor lhe servirá. Existem modelos distintos e ideais para cada tipo específico de necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.