Frutas com O

Olho-de-boi

Também conhecida como pitomba, essa fruta peculiar denota características e vitaminas muito importantes para a nossa saúde. Embora seja uma fruta não acessível, com a não venda em supermercados (na maior parte do Brasil), é extremamente importante para a saúde física e mental.

Seu nome Tupi – Pitomba – significa “sopapo”, “bofetada” ou até “forte chute”. Nos mesmos arredores onde é mais possível encontrar a fruta, há também um típico ditado que diz “ele não vale nem uma pitomba”. Inicialmente tem como finalidade a ofensa, devido ao mínimo tamanho da fruta.

Suas árvores costumam ser mais típicas desde a Floresta Amazônica até a Mata Atlântica, precisamente do Nordeste ao Rio de Janeiro. A árvore tem capacidade para crescimento de até 12 metros e possui uma folhagem arredondada, incrivelmente bonita e verde, com lisos galhos.

A fruta olho de boi, também é conhecida como Pitomba e vem do tupi
Olho de boi (Foto: Reprodução)

Há também, algumas folhas que possuem uma cor alaranjada na época de florescimento da fruta. Também encontrará algumas na cor branca, contraste e deslumbre da árvore. Seus frutos são leves e muito pequenos, de casca dura.

Sua coloração marrom, esconde uma deliciosa fruta por dentro, o Olho de Boi. O fruto se encontra na parte de dentro da casca no formato de uma pequena bolinha macia (como mostra a foto ao lado). A fruta é doce, suculenta e ácida. Para alguns o sabor é extremamente agradável e prazeroso.

Sua época para colheita está em meados do mês de Janeiro até Abril, podendo sofrer alterações de acordo com as demandas de chuva. É muito plantada em unidades de preservação. Uma curiosidade sobre a fruta, é uma música feita por Chico Buarque, que compara o florescer das meninas á pitombas, cujo nome se deu “peitinhos de pitomba”.

Não há registros de mais frutas (na língua portuguesa) que comecem com a letra O. Dentre as consumidas e procuradas, somente a Pitomba – Olho de boi, foi encontrada e está registrada entre as frutas típicas do Brasil. Vale a pena experimentar esse alimento nordestino – brasileiro.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *