Fatores responsáveis pelo clima

O clima pode ser definido como uma sucessão de vários tipos de tempo que ocorrem em um determinado local situado na superfície terrestre. Portanto, para compreender a sua definição é necessário associá-lo ao tempo, o qual corresponde a um eventual estado da atmosfera de um determinado lugar, diretamente ligado à junção de fenômenos físicos.

Fatores climáticos como a latitude, podem determinar as características elementais do clima.

Os elementos naturais são na verdade os itens básicos que compõe o atributo do clima, isso em uma determinada região. A temperatura, a umidade e a pressão atmosférica são os mais evidentes elementos. Já os fatores climáticos são os autores por determinar as alterações e características dos elementos do clima, sendo assim influenciam em todo o conjunto.

Os principais fatores são:

  • Latitude – Locais com baixa latitude obtém temperaturas mais elevadas, porque recebem uma quantidade maior de radiação solar.
  • Altitude – Áreas de baixa altitude, a atmosfera é mais densa, mantendo o calor por um período maior, já na altitude elevada, o ar é rarefeito e a temperatura cai.
  • A maritimidade – A proximidade maior ou menor de grandes massas de água influencia intensamente na umidade relativa do ar, e altera a temperatura.
  • Correntes marítimas – enormes porções de água se deslocam pelo oceano nas mesmas direções, diferenciando das águas que se encontro ao redor do continente.
  • Massas de ar – Podem se deslocar por causa da diferença de pressão, o que causa modificação nas condições de umidade e temperatura da região para qual se desviam.
  • Fator humano – A exploração dos recursos naturais, como a deterioração dos rios, o desmatamento, construção de represas e outras diversos feitos do homem, exercem grandes sobre o clima, principalmente de forma negativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.