Como fortalecer as pernas para jogar futebol

O futebol é sem dúvida o esporte mais popular não só do Brasil, mas do mundo, levando em consideração que o maior evento esportivo (de uma só modalidade) é a própria Copa do Mundo. A quantidade de anúncios e patrocínios vinculados ao futebol demonstram tanto a popularidade, como a importância do esporte em nossa sociedade.

Seja para passar o tempo ou apenas se reunir com os amigos nos fins de semana, a famosa pelada é sempre um ótimo exercício e também um ótimo período de descontração. Mesmo assim, se você leva as peladas a sério e deseja ter um desempenho melhor durante esses jogos entre amigos, saiba que existem alguns exercícios físicos para fortalecer as pernas e facilitar bastante sua vida no jogo.

Corrida

Um coisa importante a se considerar ao fazer exercícios para aumentar a performance no futebol é se concentrar nas pernas. Porém, os exercícios para os membros inferiores do corpo devem proporcionar aumento de força, resistência e ter o mínimo de ganho muscular possível, a fim de manter a agilidade.

A corrida é um dos exercícios mais indicados (foto: reprodução)

A corrida proporciona exatamente esses requisitos mencionados acima e ainda mais: proporciona o fortalecimento das fibras de contração rápida, ou seja, fará com que você atinja altas velocidades em curtos períodos de tempo, mesmo estando em repouso. Para treinar bem nesse sentido, alongue-se e treine arrancadas de aproximadamente 9 metros e em seguida mantendo o ritmo uniforme (sem mais acelerar) por mais 10 ou 15 metros. Você pode treinar corridas longas também.

Subidas

Uma das modalidades do treinamento de corrida é a corrida em subida, que geralmente trabalha todos os músculos das pernas em maior tensão. No futebol, esse treino fará com que o atleta tenha mais resistência física e mais força nas pernas para aguentar longos períodos de jogo ou vários jogos.

Para fazer esse treino, encontre um terreno inclinado e relativamente longo (não exagere). Corra até o topo utilizando a força das pernas. Ao chegar no topo, volte até a base uniformemente, sem aceleração. Repita o processo 5 ou 10 vezes sem descanso.

Agachamentos

Por fim, os exercícios de agachamento são muito indicados para fortalecer as pernas, principalmente os glúteos. No futebol, esse exercício proporcionará mais força de chute e habilidade para executar dribles. Para isso, fique de pé e com a coluna ereta. Mantenha os pés alinhados e as pernas abertas de forma com que os pés também se alinhem com a envergadura dos ombros.

Dessa forma, agache flexionando apenas os joelhas, fazendo com que o quadril fiquem em uma angulação de 90 graus ao chão. Quando chegar nesse ponto, flexione o corpo para a forma original e repita o processo. Faça 30 agachamentos, fazendo pequenas pausas a cada 10 agachamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.