Como é chamado quem nasce em Salvador

Aposto que essa você não sabe, quem nasce em Salvador, capital da Bahia, é?

Bom, antes de obter a resposta vamos fazer um tour, não apenas por Salvador, mas por todo estado baiano. A Bahia é um lugar lindo que atrai turistas o ano inteiro, do interior ao litoral. É um dos estados mais visitados do Brasil, caracteristicamente caloroso não só pela alta temperatura, mas também por um povo hospitaleiro que está sempre de bem com a vida, mesmo diante das diversas dificuldades enfrentadas. Para os baianos não há tempo ruim, oxente!

A terra de Gilberto Gil, Caetano veloso e Raul Seixas tem muito a oferecer, da música à gastronomia. Afinal de contas, é lá que acontece  o carnaval mais animado do país. Todos os anos o pelourinho, centro histórico, fica apinhado de gente de todas as partes do Brasil e do mundo que se divertem até!

E já que estamos tratando de pelourinho, por que não aproveitar e dar uma volta na capital baiana?

Salvador

Edifício Lacerda, um dos pontos turísticos de Salvador. (Foto:Reprodução)
Créditos de imagem: lcfaco.blogspot.com.

Iniciamos a matéria perguntando se você sabe o gentílico de quem nasce em Salvador. Aposto que ficou curioso para descobrir. Bom, quem é natural desta cidade chama-se soteropolitano. Você sabe o motivo? A gente explica.

Seterópolis em grego é “Salvador”. Seterópolis também foi uma cidade antiga da Grécia, erigida por seu imperador e em sua homenagem, chamou-se Sotero. Mas também usa-se o gentílico salvadorense.

Salvador é o município mais populoso do nordeste com mais de 2 milhões e 900 mil habitantes. A cidade foi a primeira Capital do Brasil colônia até o início do século XIX quando o título fora transferido para o Rio de Janeiro.

Também é o maior centro da cultura afro-brasileira. A maior parte da população é negra. Em termos de religião, podemos destacar uma espécie de sincretismo religioso, onde estão mais presentes na cultura o catolicismo e o candomblé que convivem perfeitamente juntos.

Além do mais, a cidade é um importante ponto turístico nacional, também internacional, fica atrás do Rio de Janeiro em relação aos destinos mais procurados. Seu litoral é privilegiado, sendo um dos mais extensos do país com mais de 80 km de praias entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.

Entre as opções de lazer estão:

  • Centro histórico
  • Farol da barra
  • Pôr-do-sol na Baía de todos os santos
  • Teatro Castro Alves
  • Teatro Jorge Amado

A cidade ainda tem muito mais para oferecer. Salvador te espera para conhecê-lo. Aproveite o período de férias e divirta-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.