DicasFree.com » Doença » O que é rins policísticos?

O que é rins policísticos?

A doença dos rins polísticos ou a renal policística é um problema sem cura que precisa ser tratado. Se deseja mais informações sobre a doença, acompanhe o artigo a seguir.

     

Rins policísticos

Rins polísticos é uma doença, mais conhecida como poliquística renal. Ela  acontece devido o crescimento de vários cistos que prejudicam o funcionamento dos rins. A doença, geralmente, ocorre em adultos. Não há registros de que a doença se desenvolveu-se em crianças.

Há alguns fatores que podem causar a doença, mas a genética é sua principal causa. Como é uma doença genética, passada de pai para filho, a mesma também pode vir acometer de avós ou parentes distantes. Se você teve algum caso de poliquística renal em sua família, a chance da mesma se desenvolver é de 50%.

Características da doença

A doença é silenciosa e geralmente não se desenvolve rapidamente. Ao decorrer do processo, na fase adulta, é possível que surja pequenos  cistos. Alguns fatores ambientais, podem ser fontes de desenvolvimento da doença.

Existe uma mutação no gene da maioria das pessoas que tem a doença, chamada de PKD1, precisamente em 85% dos casos. O restante, geralmente tem outro gene, cujo nome é PKD2. No primeiro caso, o gene PKD1, a doença se agrava mais rápido, formando rapidamente cistos de tamanhos diversos.

Já no segundo caso, ela pode se desenvolver com o passar dos anos. Contudo, o prejuízo ao corpo o humano é o mesmo, a  única diferença entre ambas é que levam tempos diferentes se desenvolverem. A PKD2, se desenvolve mais rápido em pacientes com mais de 70 anos de idade.

Sintomas

Um dos sintomas da doença são as dores lombares

Dor lombar (Foto: Divulgação)

Os principais sintomas são:

 Dor lombar

 Sangramento na urina

Outras doenças geradas pelos rins policísticos:

 Hipertensão arterial 

 Cálculo renal 

► Perda de proteínas na urina

 Insuficiência renal crônica 

 Infecção urinária

► Aneurisma cerebral 

Tratamento

Não existe tratamento para a doença. Contudo, é muito importante que o paciente seja acompanhado por um médico nefrologista. O que é possível fazer, é o retardo da doença através de alguns medicamentos específicos. A evolução da mesma precisa ser acompanhada.

Também será necessário controlar outras doenças que irão surgir com o aparecimento da renal policística. Por isso, as visitas ao médico devem ser semanais. A mesma pode levar a morte se não tratada e cuidada da maneira indicada. Procure se informar através de um médico.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?