Validade de uma receita médica

As prescrições e receitas médicas são uma forma de constatar que, sob orientação clínica você precisará fazer uso de um medicamento específico. Isso permite que faça a compra do mesmo através de uma rede de farmácias que disponibiliza tal medicamento.

A princípio, basta sair do consultório e passar diretamente em uma unidade farmacêutica. Mas com a correria do dia-a-dia, é possível que você não se lembre de tal necessidade e até mesmo deixe de tomar o que fora recomendado, esquecendo-se da receita. Então surge um dúvida:

Quanto tempo de validade possui uma receita médica?

A pergunta a ser respondida é uma questão muito simples que até mesmo o farmacêutico pode lhe orientar. Todas as receitas tem validade até a próxima consulta com o seu médico. Supomos que hoje foi ao médico e ele lhe receitou um antibiótico, essa receita será válida até o mês ou diada nova consulta.

A data de retorno está precisamente registrada junto a receita, é bem simples de encontrar. Em alguns tipos especiais de receitas, não existe a validade ou a mesma pode ser definida apenas pelo médico responsável pela recomendação. A receita é geralmente emitida em duas vias.

Validade receita médica (Foto: Reprodução)

Isso porque uma delas deve ficar junto a farmácia onde fora comprar tal medicamento e a segunda é sua. Medicamentos que são utilizados de forma crônica só podem ser interrompidos ou validados de acordo com o médico orientador. O medicamento crônico é aquele destinado a doenças crônicas.

Ele deve ser tomado mês a mês, todos os dias, de acordo com a prescrição. Converse com quem o prescreveu e tente sempre manter os horários corretos. Quanto a validade da receita, siga as orientações do profissional que disponibilizou o atendimento a você.

Caso não haja data marcada para o retorno prescrito na receita, você poderá entrar em contato com o consultório e requerer a data de validade. Toda receita possui orientações sobre quando começar e quando terminar de fazer uso do remédio, se localize de acordo com a sua.

Receitas que orientam a ingestão de remédios por 10 dias, devem ser consideradas da seguinte forma:

Data de início(período orientado pelo médico)Data de final

Exemplo: Supomos que você iniciou o tratamento de um medicamento na data 10/10, considerando que o período em que deve fazer a ingestão do mesmo seja de 10 dias, sabemos que dia 20/10 estará vencendo a validade da receita. Em casos onde esqueceu, comece a contar do dia em que iniciou o uso do medicamento até os dias recomendados logo após.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.