O que são micoses

Imagine que você chega em casa após uma longa caminhada e, ao tirar o tênis dos pés, se depara com os espaços entre os dedos dos pés esbranquiçados e com aparência frágil. Provavelmente, você deve ter se lembrado de alguma situação parecida que ocorreu com você, com alguém da sua família ou algum conhecido.

De fato, as famosas micoses ocorrem com uma certa frequência atualmente. A maior prova disso são os diversos comerciais na televisão sobre pomadas que prometem a cura desse problema, evidenciando o quão rentáveis são. Apesar de você já conhecer a famosa micose, o que de fato elas são? Por que elas aparecem nas pessoas? Confira logo abaixo.

Micoses – o que são?

As micoses são o resultado visível de uma infecção fúngica. Dizendo em outras palavras, elas acontecem devido a proliferação de fungos em determinado local da pele que na maioria das vezes de alimentam de células mortas. Com o passar do tempo, a grande quantidade de fungos em contato com lesões ou micro lesões na pele causam uma infecção, podendo ser branca, avermelhada, circular, etc.

Micoses nos pés (foto: reprodução)
Micoses nos pés (foto: reprodução)

Esses fungos são conhecidos como fungos dermatófitos e na medicina, é comum se referir a esse caso como Tinea Pedis no caso da infecção nos pés, Tinea Capitis no caso de infecção na cabeça etc.

Como se pega?

As micoses podem afetar qualquer pessoa, independente se sua condição social, sua cor ou região onde mora. Isso ocorre porque a proliferação dos fungos está ligada a fatores comuns a todos os humanos: rotina e umidade. Para sobreviverem, esses fungos precisam de umidade e pouca luz. Um cenário propício a isso são os tênis muito fechados e sem entradas para ventilação.

Ficar o dia inteiro com tênis fechado, andar regularmente por lugares molhados e úmidos (como áreas entorno de piscinas), acumular muito suor nas meias, entre outras situações parecidas, propiciam a ocorrência das micoses.

A melhor maneira de se defender dessas infecções é lavando bem os pés e mãos diariamente, não se esquecendo de higienizar os cantos e espaços entre os dedos, lugares com maior probabilidade de acúmulo. A boa higiene é fundamental para prevenir, mas lembre-se: micose nem sempre é sinônimo de pouca higiene.

Tratamento

O tratamento pode ser realizado a base de pomadas antifúngicas vendidas em qualquer farmácia. A higienização do local ajuda consideravelmente e deve ser mantida mesmo após a cura. Caso o quadro persista, é importante se consultar com um médico para esse averigue outras possíveis causas e indique medicamentos mais controlados.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *