Motivos para fazer maior ingestão de água

É impossível viver sem água. Ela representa aproximadamente 80% do peso total de nosso corpo, e é através dela que funções vitais funcionam plenamente. Um indivíduo precisa ingerir pelo menos dois litros de água diariamente, isso porque ao longo do dia a perderemos em transpiração, urina e outras atividades que mantém estabelecidas as funções vitais.

Infelizmente o corpo não possui condições para reservar água. O que temos que fazer é nos hidratar diariamente. Sabe-se também que através da água de muitas frutas podemos reaver as necessidades de nutrientes no organismo, bem como a melancia, laranja e abacaxi, estes alimentos com grandes quantidades de água podem ser uma boa pedida. Mas nada deve substituir o líquido. Somente ela possui sais minerais precisos para o bom funcionamento do organismo.

É preciso nos hidratar constantemente. (Foto:Reprodução)
É preciso nos hidratar constantemente com água.
(Foto:Reprodução)

Outros motivos para ingerir maior quantidade de água é a capacidade de regular a temperatura corporal, principalmente em exercícios físicos quando o corpo está muito quente, a água serve como um refrigerador que acaba deixando a temperatura em seu nível normal.

O elemento também mantém-nos limpos por dentro e afasta a probabilidade de desenvolver problemas renais, onde o principal motivo é a desidratação.

A sede é um alerta de que o corpo precisa se hidratar, mas não espere pelo sinal, mesmo que não sinta sede, beba. No inverno é comum que as pessoas diminuam o consumo de água, ao contrário disso, a ingestão da mesma deve aumentar. Ai é que mora o perigo!

Para quem deseja emagrecer, a água mantém a sensação de saciedade. Ingerir dois copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite. Outra vantagem é que o consumo de água deixa a pele mais bonita, pois promove a revitalização das células e mucosas. Em miúdos, é o método mais prático e barato para evitar a descamação e o ressecamento.

Quando o intestino não está funcionando bem, a dica é ingerir bastante água acompanhada por fibras. Ao contrário do que se pensa, inferir fibras e pouca água terá o efeito reverso. A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal.

Dica: Tenha sempre uma garrafa de água por perto, a reposição de líquido deve se fazer frequente independente da sensação de sede. Saiba também que outras fontes como água de coco e leite também podem ser auxiliadores.

Cuidado: A falta de líquido no organismo leva a desidratação. Quando não suprida tal necessidade, o indivíduo poderá apresentar tonturas, náuseas, fraqueza, fadiga e a desidratação que leva à morte.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *