DicasFree.com » Matemática » Decompor em fatores primos

Decompor em fatores primos

Para decompor um número é necessário que você tome alguns cuidados. Para mais informações sobre o procedimento matemático, confira neste artigo.

     

Decomposição em fatores primos

A decomposição pode ser feita em qualquer número maior que 1. Esse pode ser decomposto facilmente em produtos de dois ou mais fatores. É necessário que durante a decomposição todos sejam feitos em fatores primos, eles são mais utilizados na soma ou subtração de uma fração.

Em alguns casos, é necessário que você encontre o máximo divisor e a partir de então consiga um conjunto de números para conseguir a decomposição dos mesmos em fatores primos. Há também alguns sites na internet que disponibilizam uma calculadora para a decomposição rápida.

Como fazer?

Antes de mais nada, é necessária uma linha vertical para que seja feita a decomposição. Vamos utilizar o número 45 como exemplo. É preciso que você procure um número que possa dividir em partes iguais, dando um resultado satisfatório, como o número 3.

Antes de continuar o processo, indicaremos quais os números primos mais utilizados:

» 2,3,5,7,11,13,17,19,23,29… 

O número que encontramos para 45, no caso é o 3. Onde 45 é divido pelo 3, que resulta em 15, dando continuidade a equação. O quociente ( o número 3) é colocado do lado esquerdo da linha vertical que acabamos de indicar. Como sabemos, o resultado da divisão 15, encaixado logo abaixo o número 45.

Veja:

Esse processo acontece até que o quociente seja igual a 1. Ou seja, quando chegar nesse resultado, não necessitará de nenhum acréscimo ou divisão, considerando que somente os números maiores que 1, podem ser divididos e utilizados nessa mesma equação.

Veja:

O mais importante é que você descubra o quociente correto para decompor seu número. Procure sempre fazê-lo em números próximos que lhe darão um resultado satisfatório e inteiro. Ele deverá se dividir inteiramente até que seu resultado final seja 1, onde não há mais possibilidades de decomposição.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?