Como ramificar um Bonsai?

Bonsai

Cultivar um bonsai é uma prática que agrada algumas pessoas, tendo até mesmo quem declare ser um ótimo hobby. O desenvolvimento da pequena árvore se dá devido aos cuidados que o dono tem com a mesma. Ela necessita ser regada, exposta ao sol e estar em ambientes apropriados.

O segredo para boas almofadas foliares é a perfeita ramificação que deve ser feita com cuidado. Esse é sem dúvida, o ponto chave para o sucesso e crescimento de sua arvorezinha. Para quem não sabe, ramificação é o mesmo que divisão (repetida) de ramos. O processo é parecido com os ramos de árvores naturais.

A diferença é que, automaticamente, o bonsai começa a se reproduzir através de ramos secundários que acabarão por dar ramos terciários. Isso ocorre até a árvore tomar sua forma adulta e estiver totalmente crescida e sua cobertura tenha sido feita com muitos outros galhos.

Como ramificar?

Toda arvore solta específicos brotos de crescimento. Se você está interessado em apenas fazer com que ela ramifique, a dica é não cortar totalmente seu principal broto de crescimento. Ou seja, ao invés de cortar totalmente o principal ramo (já grande), dê apenas uma pequena “beliscada” deixando seu centro.

Bonsai (Foto: Reprodução)

Isso fará com que consequentemente ela solte mais brotinhos e esses não serão de crescimento, considerando que a mesma já tem uma base firme (aquele broto que não cortamos que é o principal e grande). No caso do bonsai que é muito pequeno, você não deverá cortar, mas sim “beliscar”.

Com um alicate específico para árvore, dê pequenas beliscadas nos lugares onde deseja que essa ramifique. Os botões começam a nascer com o passar do tempo. É válido lembrar que a cada “beliscada”, você deverá dar tempo para que o bonsai consiga tomar crescimento e só então “belisque” novamente.

Você deve “beliscar” ramos específicos para que o bonsai não cresça desordenadamente. A tarefa pode ser um tanto tediosa e longa, mas vale a pena se você deseja uma belíssima planta. Para manter seu trabalho bonito, apare de vez em quando as folhinhas que porventura estiverem saindo do encaixe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.