DicasFree.com » Árvore » Por que as folhas caem no inverno?

Por que as folhas caem no inverno?

Você já parou para se perguntar por que as flores caem no inverno? Entenda através deste artigo porquê e como o processo funciona.

     

Por que as folhas caem no inverno?

Você já reparou que quando o período do inverno vai indo embora as flores das árvores começam a cair? Na verdade, esse fenômeno não acontece necessariamente no período do inverno, mas sim no fim dele. Quando chega a seu estado final, começa  o outono. Essa outra estação começa precisamente no dia 21 de Junho, mas como ainda estamos habituados com o clima de inverno, naturalmente acreditamos que as folhas caiam ainda nele.

Uma dúvida é muito comum entre estudantes e admiradores da natureza, as flores naturalmente caem, se renovando e florescendo novamente somente na estação a frente, a primavera. O processo de queda é natural e não proporciona dor, nem sofrimento às plantas, para ser mais exata, as próprias árvores fazem o processo de programação para que no tempo devido possam vir a eliminar sua folhagem.

Isso acontece em plantas que são consideradas caducas, ou também chamadas de decíduas. A perda de folhas é feita sazonalmente e o resultado disso são processos totalmente naturais. Geralmente, esse fenômeno é decorrente em lugares mais frios, lá elas costumam “se dar bem” quando plantadas. Lugares muito tropicais, podem fazer com que as decíduas acabem morrendo ainda  jovens.

Folhas secas (Foto: Reprodução)

Ao contrário do que muita gente pensa, o objetivo final de tal evento não é conservar calor e sim umidade. A perda é grande já que no inverno o solo é congelado fazendo com que haja a falta de água nas raízes. Para que consiga se reidratar ao máximo, eliminam suas folhas, pois morreriam totalmente se as mantiverem, já que a quantidade de água não seria suficiente.

Durante a época do outono é também visível a mudança de cores nas folhagens, a pigmentação que existente nelas começa a obter uma tonalidade amarelada ou alaranjada. É nessa fase que somos surpreendidos com um show de cores e flores que parecem estar nos convidando a registrar o momento. Quando é ocorrente a perda total de clorofila, ao fim do processo, ela torna real a ação de um hormônio vegetal chamado ácido absício, esse por sua vez age na base do pecíolo, isso acaba de vez com toda passagem de água que ainda poderiam ter e elas secam em consequência disso, caem ao chão.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?