Como confessar um pecado?

Para confessar um pecado será necessário lembrar de todos os pecados cometidos conscientemente ou inconscientemente. Em seguida, com humildade e sinceridade no coração, os pecados devem ser confessados.

Veja a seguir, dicas importantes para quem deseja confessar o seu pecado:

1. Sinceridade: antes mesmo de confessar um pecado, Deus já conhece todos os seus pecados, sendo assim, confesse ao padre com sinceridade e não fique intimidado, pois, o padre também conhece as fraquezas do homem e está ali para conceder a bênção e o perdão divino e não para julgar.

2. Confesse os detalhes do pecado: não adianta confessar dizendo que pecou, por exemplo, em palavras e pensamentos. A confissão deve ser feita por inteira, de tal forma que o padre entenda os seus sentimentos.

3. Não fale sobre outras pessoas durante a confissão: na hora de confessar não fale negativamente dos pais, filhos, amigos, etc. Compreenda que uma confissão não é condenação, fale dos seus pecados e não dos pecados de outras pessoas.

4. Não se justifique: para receber o perdão é importante não justificar os seus erros, pois, a culpa leva ao perdão, mas quem se justifica, dificilmente será justificado por Deus.

5. Saiba o que responder ao padre: não dê respostas vagas ao padre, como: “Não sei, não me lembro…”. Lembre-se dos seus pecados, portanto, não fique sem confessar por muitos tempo. Lembre-se que é fácil lembrar da dívida do outro e fácil esquecer das nossas dívidas, logo, confessar é um ato importante para todo católico.

6. Não mencione o que você não pecou: não se vanglorie dos pecados que você não cometeu. Evite confissões do tipo: “Eu não matei ninguém, não roubei nada de valioso e também não cometi nenhum outro grande pecado”.

7. Confesse com humildade e tristeza os seus pecados: é necessário arrepender-se de coração para obter o perdão de Deus. Não adianta confessar com indiferença, pois, não estará se livrando dos pecados, mas aumentando os pecados.

Importante

• Confesse os pecados com a fé em Jesus Cristo e com a esperança na misericórdia Dele para receber o perdão.
• Acredita-se que ao confessar os pecados, Deus perdoará todos pecados, como diz em 1 João 1:9: “Se confessarmos nossos pecados, fiel e justo é Ele para perdoar-nos e purificar-nos de toda iniquidade”
• Os antigos cristãos confessavam e comungavam todo domingo, ou pelo menos uma vez por mês. Hoje, a igreja católica determina que todos os fiéis confessem quatro vezes por ano nos jejuns, e pelo menos uma vez por ano, na Santa Quaresma.
• Muitas pessoas ficam sem confessar por vários anos e desta forma esquecem os seus pecados, nisto só elas mesmas são culpadas e por isso não podem esperar, que os pecados não confessados sejam perdoados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.