Açúcar amarelo

Açúcar amarelo

Muita gente confunde o açúcar amarelo com o maskavo, contudo ambos são diferentes. O açúcar amarelo, tem essa cor devido a um processo de refinação da rama, sem naturalmente, a eliminação total do melaço. Isso resulta então na cor mais próxima do amarelo/dourado.

A diferença para o açúcar comum é a umidade, que se apresenta bem maior. É utilizado (e recomendado) principalmente na preparação de massas doces que apresentem uma espécie de necessidade em umidade. Além disso, tem o poder de conservar o alimento.

Também é muito utilizado para confeccionar produtos regionais e tradicionais, como o bolo de mel e noz, broas doces, sonhos, bolos de canela e muitas outras receitas onde se faz indispensável a cor amarelada. Algumas doceiras também o utilizam na preparação do arroz doce (comum em festas juninas).

O açúcar amarelo deve ser utilizado na confecção de doces.
Açúcar amarelo (Foto: Reprodução)

O sabor do açúcar amarelo também costuma ser mais doce e acentuado. Aqui no Brasil não chega a ser tão conhecido como na Europa, lá já é o queridinho dos confeiteiros. Também pode ser utilizado para adoçar bebidas. É válido lembrar que sua coloração e doçura interfere no preparo de alguns alimentos.

Estima-se que seu preço médio de um pacote de 1 kg custe em média R$7,50. O açúcar amarelo não tem muita diferença do comum em questão de ser ou não mais saudável, contudo ele possui mais melaço natural, ou seja, mais nutrientes naturais do que o industrializado.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *