DicasFree.com » Animais » Tudo sobre animais extinção

Tudo sobre animais extinção

No Brasil e no mundo, muitas espécies de animais encontram-se extintas ou em perigo de extinção por diversos motivos. Entenda mais o que leva os animais a serem extintos.

     

Um dos assuntos ambientais mais recorrentes nos tempos de hoje articulam-se entorno das espécies de animais extintos ou em grande perigo de extinção. A problemática se faz na medida em que o desaparecimento total de uma espécie acabe gerando um grande desequilíbrio em todo o ecossistema onde este era ativo.

Isso pode ser notado facilmente no estudo da cadeia alimentar nos ecossistemas. A ausência de um tipo de predador ou de algum tipo de presa acaba quebrando o processo, favorecendo a morte de outras espécies ou a superpopulação de outras. A exemplo disso, o extermínio de alguns tipo de sapos, pode facilmente facilitar que a população de mosquitos e outros insetos multipliquem-se descontroladamente, prejudicando as lavouras e qualidade de vida de outros animais e dos seres humanos.

Mata

Mata

Por um assunto delicado e por envolver interesses econômicos – que quase sempre estão voltados contra as questões ambientais, priorizando a exploração irresponsável dos recursos naturais -, a dificuldade em resolve-lo acaba por permitir que muitas espécies desapareçam e matas inteiras sejam derrubadas.

Motivos que levam a Extinção

Para que um animal entre extinção, vários motivos podem estar agindo sobre determinada espécie, sendo que as vezes o homem não seja responsável por eles, o que atualmente é muito raro.

A fim de problematizar e explicar esses motivos, considere as divisões apresentadas a seguir, que definirão cada um deles por tipos.

Causas Naturais

A própria natureza possui processos onde a seleção natural se encarrega que extinguir espécies que não se adequam as consequência e mudanças do meio. Foi algo parecido com o que aconteceu com os dinossauros ou em processos da terra como a extinção dos mamutes e tigres dentes de sabre.

Esse tipo de processo também causa uma espécie de desequilíbrio, porém é algo na própria natureza. O mundo se modifica de forma lenta e natural, outros animais se adequam e o equilíbrio é restaurado.

Dinossauros - extintos há muitos anos

Dinossauros – extintos há muitos anos

Meteoros, mudanças climáticas, tempos de seca, eras de gelo, chuvas intensas e inundações, erupções vulcânicas, abalos sísmicos são exemplos de fatores que possam desencadear esses processos.

Caça Predatória

Esse fator é acometido pelo próprio homem. Pode acontecer por inúmeros motivos, sejam eles alimentares, ritualísticos, medo, prevenção, econômicos ou simplesmente a bel prazer.

Consiste na caça demasiada de uma determinada espécie com a intensão ou não de causar sua extinção, mas levando de qualquer maneira a rápida diminuição da população da mesma.

caça as baleias

Caça predatória de baleias

São vários os exemplos que podem ser citados nesses contextos. A população de crocodilos em alguns lugares dos Estados Unidos quase foi extinta pelo medo da população que os caçava por precaução, a caçada de baleias pelo óleo já não muito necessário atualmente, entre outros.

Comércio de Peles

Apesar de ser teoricamente proibido em muitos lugares, as grandes e poderosas marcas continuam utilizando esse raro material em seus produtos. As peles de animais selvagens podem ser encontradas em bolsas, botas, vestidos, etc.

Para conseguir essas peles, muitas vezes – na grande maioria esmagadora das vezes – são utilizados os tráficos e os meios ilegais, onde esses animais são caçados e abatidos para esse fim específico.

Apreensão de peles de Onça Pintada

Apreensão de peles de Onça Pintada

São recorrentes as mortes de tigres, onças pintadas, zebras e outros animais com peles e pelagem atraente para os seres humanos. Esse é um dos maiores motivos que levam animais a entrarem a extinção e para isso, basta pensar na enorme demanda dos produtos e quantidade de animais que teriam de morrer para supri-la.

Consumo Ilegal

Muitos restaurantes servem pratos de animais exóticos, os quais que sua vez estejam em perigo de extinção. Esses pratos são geralmente caros devido a raridade do animal que, obviamente, não é criado para o consumo e sim capturado nas matas.

Carne de tatu

Carne de tatu

Podemos citar exemplos no Brasil como a carne de capivara e a carne de tatu, que são muito apreciada e alguns lugares e que teoricamente não podem ser caçadas e servidas de acordo com a lei.

Tráfico de Animais

Seja para a retirada das peles, para o consumo humano ou simplesmente para a domesticação dos mesmos, o tráfico de animais é um comércio ilegal muito lucrativo para quem o pratica.

Principalmente animais selvagens e em extinção – por serem mais raros – são caçados e engaiolados para serem vendidos em estradas ou em outros países a preços salgados e a pessoas que não se importam com a preservação das espécies – afinal, quem compra esses animais alimenta ainda mais o tráfico.

Tráfico de animais

Tráfico de animais

É normal que aves como a arara azul sejam visadas para o tráfico, animais como o mico leão dourado, tucanos, espécies de cobras, entre outros.

Desmatamento

Geralmente o desmatamento acontece por razão puramente econômicas. Seja pela construção de complexos hoteleiros, fábricas e indústrias, estradas, centros comerciais ou para o estabelecimento de novas fazendas.

O desmatamento geralmente é ilegal por desrespeitar as medidas ambientais do Governo Brasileiro. O avançar de fazendas em áreas indígenas por exemplo é muito comum, e é uma prática absurda, tanto pela invasão como pela destruição do habitat de muitas espécies.

Desmatamento

Desmatamento

Geralmente destruídas por imensos tratores e gigantescas queimadas, o desaparecimento de milhares de espécies e ecossistemas inteiros é instantâneo. É uma das formas mais brutais de causar extinções.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?