DicasFree.com » Questões Sociais » Quais as classes sociais

Quais as classes sociais

O conceito de classes sociais explica o tipo de divisão na sociedade ocidental atual, principalmente após a revolução industrial. Saiba quais são as classes sociais aqui no Dicas Free!

     

As classes sociais não são um conceito pré definido e levado em consideração desde sempre. Foram uma ideia de análise social que se viu ainda mais desenvolvida nas obras de Karl Marx, que definiu e classificou principalmente, proletários e burgueses, ou donos dos meios de produção.

A análise marxista foi feita em um tempo onde a sociedade europeia ainda se articulava para enfrentar as novas dinâmicas de trabalho e os governos não se preocupavam com as condições dos trabalhadores, nem os concedia direitos trabalhistas. Desde então, o conceito de classes sociais vem sido bastante utilizado para representar grupos mais ou menos privilegiados na sociedade.

Classes sociais no Brasil

No Brasil, as classes sociais são dividas de forma simplória e intuitiva no enquadramento. Basicamente, a sociedade brasileira pode ser dividia em três partes, evidenciando o poder aquisitivo, os tipos de profissão que cada um abarca e a qualidade de vida atribuída a elas.

Contraste entre classes sociais

Contraste entre classes sociais

Classe Baixa

É a classe com menor poder aquisitivo e também com a menor qualidade de vida. Geralmente, a classe baixa é desprovida de necessidades básicas como saúde, alimentação e lazer. Os baixos salários e trabalhos desvalorizados pelos demais setores impedem uma grande capacidade de consumo.

Classe Média

Atualmente, representa pouco mais de 50% da sociedade brasileira. A classe média dispõe de grande capacidade e consumo, mesmo que essa capacidade seja limitada em alguns setores. Possui um acesso maior a saúde, educação, alimentação, lazer e entretenimento, porém ainda não com a qualidade esperada.

Apesar disso, a classe média pode variar de região para região e se for vista em um conceito geral, varia muito em cada país. É normalmente composta de pequenos empresários, proprietários de terras, universitários, etc.

Classe Alta

A classe alta é o topo da sociedade, onde os indivíduos não encontram dificuldades para suprir as necessidades como educação, saúde, alimentação, lazer, entre outros, e possuem uma grande capacidade de consumo em todos os setores. Nessa classe, enquadram-se grandes proprietários de terra, grandes empresários, grandes industriais e etc.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?