DicasFree.com » País » Pratos típicos da Espanha

Pratos típicos da Espanha

Se você também se interessa pelas diferenças das culinárias de diversos países, acompanhe este artigo os pratos típicos da Espanha.

     

Culinária na Espanha

A Espanha possui uma diversidade muito grande em pratos típicos. Os gostos e tipicidades variam de acordo com a região espanhola e suas descendências. O mais importante é que a culinária atinge todos os gostos devido suas especialidades e criações. Tudo bem acompanhado com um bom vinho tinto e suave.

Basicamente, alguns ingredientes fazem parte de todos os pratos, bem como azeite de oliva, alho, cebola e geralmente tendo pão como acompanhamento, bem parecido com os temperos de pratos brasileiros. Outro detalhe importante, é que os espanhóis consomem uma grande quantia de salada, deixando assim boa parte dos seus pratos um tanto saudáveis.

Conheceremos agora alguns dos pratos típicos das regiões espanholas.

Pratos típicos

Paella - A paella é sem dúvidas o mais popular da Espanha. Esse prato típico tem origem de um grupo de camponeses que há muito tempo, utilizaram grãos, como o arroz, acompanhados de azeite de oliva e vários frutos do mar que eram a principal comida da época. Vindo também de caças, tendo aves, camarões e peixes inseridas do ingrediente.

Comida típica feita a base de frutos do mar e tempero.

Paella (Foto: Reprodução)

Gazpacho - O gazpacho não é nada mais, nada menos que uma espécie de sopa (servida) fria a base de tomates, pimentões e pepinos. Mais conhecido na região sul da Espanha. As receitas podem ou não ser apimentadas, dependendo da região em que for consumida. É uma receita refrescante.

Comida típica espanhola a base de tomates.

Gazpacho (Foto: Reprodução)

Tortilhas espanholas de Patatas - As tortilhas são omeletes feitas com ovos e batatas. Há regiões em que ela é consumida pura, já em outras é possível encontrar recheios com champignon, linguiça e pimentão. A batata é cozida em azeite antes de ser misturada aos ovos. Em Madrid ganhou o nome de Tortilha Brava por ser mais picante.

Receita produzida através de ovos e batatas.

Tortilhas Espanholas de Patatas (Foto: Reprodução)

Polvo galego - Como o próprio nome já diz, no processo do preparo do polvo galego, o fruto do mar é cozido inteiro e cortado  na hora de ser servido. Os temperos utilizados em seu preparo são o azeite, pimentão e sal puro. Também servido com pães e vinho tinto.

Receita feita com polvo cozido.

Polvo galego (Foto: Reprodução)

Pisto - O pisto é uma receita feita a base de legumes fritos com o acréscimo de muitos pimentões na cor vermelha. Como acompanhamento geralmente são servidos ovos fritos com gema mole. Pães e bolos também podem servir como acompanhamento, basicamente a receita é uma das mais simples da Espanha.

O pisto é um dos pratos mais fáceis em modo de preparo.

Pisto (Foto: Reprodução)

Fabada Austurina - A Fabada ganhou esse nome por ser originária na região Astúrias da Espanha. Seu consumo é muito grande, principalmente na época baixa do inverno. Em seu prato são inclusos ingredientes como feijão branco, pimentão, cebola, açafrão, azeite e carne de porco defumada e crua. Esse, em sua exclusividade, é acompanhado de Sidra como bebida.

Receita feita a base de feijão branco.

Fabada Asturiana (Foto: Reprodução)

Turrón -  Não poderíamos deixar de falar dos deliciosos doces da Espanha, indicaremos então o Torrone. Ele é uma placa composta por um caramelho de claras de ovos e amendoins. É mais consumido em festas de romaria e populares. O doce é crocante e levemente duro.

O Torrone é um doce típico e crocante da Espanha.

Torrone (Foto: Reprodução)

Como podemos observar, os pratos da Espanha são feitos através de temperos muito comuns. Seus ingredientes geralmente são carne de porco, frutos do mar e ovos. A batata também é bem servida, servida como entrada em restaurantes típicos, principalmente em Madrid.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?