DicasFree.com » Biologia » Função do Complexo de Golgi

Função do Complexo de Golgi

As células são consideradas as menores partes de um ser vivo, e se tratando a célula humana e animal, a complexidade em seu interior desempenha as principais funções para a manutenção da vida. Entenda qual a serventia do Complexo de Golgi nas células.

     

As células são as menores partes funcionais que um ser vivo pode apresentar em nosso mundo. Cada célula possui uma carga de atividades complexas e que justas permitem o correto e total funcionamento do corpo.

Oque tem dentro da Célula ?

Dentro de cada célula, existem estruturas ainda menores, as quais são chamadas de organelas no meio acadêmico, e que fazem a síntese proteica por meio de processos extremamente complexos, além de armazenarem todo o código genético do ser vivo em fitas de DNA e RNA.

Complexo de Golgi

Uma das principais organelas que compõe todo o esquema das células eucariontes é o chamado Complexo de Golgi, que leva esse nome por ter sido descoberto e estudado pelo cientista italiano Camilo Golgi.

É uma das maiores organelas dentro do espaço interno da célula e possui uma aparência peculiar.

Complexo de Golgi - representação

Complexo de Golgi – representação

Composição e função do Complexo de Goldi

O complexo é composto por estruturas semelhantes a sacos achatados e dobrados, que se alongam levemente. Essa organela funciona como uma espécie de correio da célula, pois por ela as substâncias que serão utilizadas pela célula são armazenadas, transformadas e enviadas para outras organelas ou para fora da própria célula.

Entre suas diversas funções, está principalmente a formação e todo o processo dos ribossomos e no transporte adequado de lipídios para a célula que mais tarde os utilizará para fabricar os lisossomos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?