DicasFree.com » Biologia » Cromossomos humanos

Cromossomos humanos

Os cromossomos humanos possuem um emaranhado de informações para o crescimento, desenvolvimento e reprodução das células. Acompanhe este artigo para saber mais.

     

Em tese, os cromossomos são uma grande sequência de emaranhados de DNA e também de nucleotídios que contém uma grande carga de informações que a célula utilizará no seu crescimento, desenvolvimento e na sua reprodução. Tratando-se dos seres humanos, as caraterísticas físicas como cor da pele, tipo de cabelo, cor dos olhos, entre outras, são determinadas pelas fitas de DNA.

Os cromossomos geralmente são encontrados em pares quando estão em sua forma mais densa durante a metáfase da mitose (fase de divisão celular). Nos seres humanos, a ordenação de 23 pares de cromossomos em célula de diploide compõe o genoma da espécie, sendo que 22 desses pares são autossômicos e último par determina o sexo do indivíduo.

Características dos Cromossomos

Como já dito, os cromossomos carregam as informações necessárias para os processos biológicos das células. Nos seres humanos, há 46 cromossomos (dispostos em 23 pares). O número de cromossomos em uma espécie não está ligado diretamente com a inteligência da mesma, tendo em vista que existem animais com número maior que o humano.

Quando o emaranhado de fitas de DNA começa a se juntar para forma um cromossomo, algumas partes podem ficar mais apertadas que outras. As partes mais apertadas, chamamos de constrição. Quando dois bastões condensados de DNA se unem para formar um par, o lugar da exata união entre eles também se assemelha a uma constrição, sendo considerada a constrição primária. A localização da união entre os dois bastões chama-se centrômero.

Cromossomo (Foto: Reprodução)

Uma vez unidos, os bastões formam um par e os filamentos que se projetam para fora do centrômero, chamamos de braços cromossômicos. A partir da posição do centrômero, podemos classificar cada tipo de cromossomo.

Metacêntrico: são os cromossomos que possuem o centrômero localizado no meio, fazendo com que todos os braços cromossômicos sejam de tamanho igual.

Submetacênctrico: São os cromossomos que possuem o centrômero levemente deslocado do centro, fazendo com que dois braços sejam de tamanhos diferentes.

Acrocêntricos: São os cromossomos que possuem o centrômero próximo a uma das extremidades, fazendo com que os braços tenham tamanho muito distintos.

Telocêntricos: São os cromossomos que possuem o centrômero em uma das extremidades, fazendo com que só possua um par de braços.

As células haploides possuem apenas 23 cromossomos, tendo o melhor exemplo o espermatozoide e o óvulo, que são células germinativas. Isso acontece porque ao se encontrarem, elas combinarão os cromossomos para completar o número de 46.

O óvulo possui 22 cromossomos autossomos e um cromossomo X, obrigatoriamente. Devido a essa caraterística, é o espermatozoide que determinará o sexo do bebê fecundado, tendo em vista que possui os 22 cromossomos autossomos e um cromossomo que pode x ou y. Quando o cromossomo é x, forma-se o par XX, dando origem há uma menina. Quando for y, forma-se o par XY, originando um menino.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?