DicasFree.com » Alimentos » Como funciona o chá verde?

Como funciona o chá verde?

O chá verde é um dos principais aliados das dietas atualmente. O que muita gente não sabe, é que ele traz outros benefícios como o combate ao colesterol. Quer saber mais sobre essa erva tão interessante? Confira este artigo.

     

Chá verde

O chá verde é a derivação de uma planta chamada Camellia sinensis, responsável pela produção de outros chás, o branco e o preto. O processo de preparação da planta ocorre da seguinte forma:

Primeiro ele é colocado sob vapor e logo após é seco. 

Dessa forma, é possível que todas as propriedades nutritivas e benfeitoras a saúde sejam preservadas. Aumentando os benefícios e funções da planta. Dentre todos os derivados, o chá verde é o mais comum e popular no Brasil, um dos maiores alvos de pesquisadores.

Não se tem conhecimento de nenhuma tabela nutricional totalmente correta com relação ao chá, isso porque os nutrientes são variados e assumidos de acordo com a forma como esse foi plantado, adubado e tratado ao longo de sua geração. Contudo, todos possuem uma média básica.

  • Rico em flavonoides
  • Rico em cafeína

Quanto devo tomar?

Estima-se que a média básica por pessoa seja de 4 xícaras ao dia, correspondentes a 600 ml. Ultrapassando esse limite é possível que sofra de efeitos colaterais.

Benefícios

  • Controla o metabolismo das gorduras
  • Quebra gorduras
  • Traz saciedade
  • Acelera o metabolismo
  • Antioxidante
  • Combate o colesterol
  • Melhora o humor
  • Otimiza a digestão
  • Protege a cognição

Riscos

Chá verde (Foto: Reprodução)

Em caso de alto consumo, o chá pode trazer alguns efeitos colaterais desagradáveis. Devido a grande quantidade de cafeína, é possível que desenvolva insônia, gastrite e aumento da secreção gástrica, também reduz a absorção de vários nutrientes e afeta mulheres que estão na menopausa.

Função do chá

Além de trazer o emagrecimento, ele pode equilibrar o seu corpo. Com funções que atuam principalmente na proteção em relação alguns problemas decorrentes da alimentação, como o aumento de colesterol. Faz com que coma menos e melhore a digestão.

Preparo

O preparo é muito simples, você só precisará misturar o chá verde vendido em saquinhos à água fervente. Ou também inseri-lo em um suco energizante composto por hortelã, óleo de coco, gengibre, maçã, espinafre e até beterraba. Ou apenas misturá-lo a água gelada.

De onde veio?

O chá verde é originário da China e a história conta que um antigo imperador fazia ingestão de água quente todos os dias para buscar a longevidade de vida, quando num dia especial algumas folhas de chá verde pousaram sobre a água e ao tomar, o imperador adorou o sabor.

Hoje o chá é o queridinho das mulheres que estão em dieta, não só por combater a gordura corporal, mas também por trazer sensação de alivio e conforto principalmente para aqueles que possuem dias agitados e má alimentação. Lembrando sempre que ele age no combate a gorduras quando acompanhado de uma dieta saudável.

 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?