Pontos turísticos de Brasília e seus nomes

A copa do mundo está chegando e muitos brasileiros já estão de malas prontas para visitar as capitais que receberão as equipes de futebol do mundo inteiro e onde ocorrerão os épicos jogos do evento futebolístico mais importante do mundo. O país está se preparando há alguns anos e, ao que tudo indica, poderemos ter uma das copas mais plurais de todos os tempos.

Com a grande variação de gostos, timbres, sabores, costumes e paisagens, o Brasil possui é certamente o país mais propício a exibição de rica cultura. Até mesmo a cidades, cada uma derivada de longínquos processos históricos, possuem suas diferenças básicas que por si só, já valem a viagem, seja do exterior para o Brasil, seja para os próprios brasileiros.

Brasília – pontos turísticos

Por falar em capitais, por que não apreciar a capital de nosso país? Brasília por si só já é ponto turístico. Já especulada desde a época do império e consolidada como um dos objetivos da república brasileira, a movimentação da capital administrativa do país para o planalto central foi o principal projeto do presidente Juscelino Kubitschek.

Arquitetada para ser uma cidade monumento, representante da grandiosidade do país, Brasília recebeu inúmeras visitas estrangeiras que vinham apreciar a modernidade na arquitetura de seus prédios, palácios e demais artes espalhadas pelo território do Distrito Federal. Embelezada pelos projetos de Oscar Niemeyer, Brasília é até hoje uma cidade que desperta curiosidade e fascínio em artistas de todo o mundo.

Ponte Juscelino Kubitschek e Lago Paranoá

Ponte JK (foto: reprodução)
Ponte JK (foto: reprodução)

Não há como passar por Brasília sem atravessar a Ponte JK que exibe uma bela arquitetura arqueada, símbolo de Brasília. É sem dúvida uma estonteante experiência, sobretudo no período noturno. Logo abaixo da ponte, há o Lago Paranoá, o maior lago artificial do país, originado principalmente do Rio Paranoá durante a construção da capital para deixa-la mais úmida.

O lago oferece uma rica biodiversidade animal em sua extensão de 48 quilômetros quadrados, além de diversas opções em esportes aquáticos, embarcações, uma grande variedade de quiosques, bares e clubes recreativos a beira lago.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Aparecida

Catedral (foto: reprodução)
Catedral Nossa Senhora de Aparecida (foto: reprodução)

Arquitetada por Oscar Niemeyer, a Catedral de Brasília é rodeada por espelhos d’água e lembra o formato de um cálice, objeto essencial na Santa Ceia cristã (ao lado, existe uma estrutura que representa o pão). Com 40 metros de altura e 16 arcos de concreto armado, a catedral exibe uma iluminação interna resultante de seus gigantescos vitrais com uma linda cruz de ferro no topo benzida pelo papa Paulo VI.

 Museu Nacional de Brasília e Teatro Nacional Cláudio Santoro

Museu Nacional de Brasília (foto: reprodução)
Museu Nacional de Brasília (foto: reprodução)

O Museu Nacional de Brasília já exibe o modernismo em sua arquitetura e chama atenção de todos que passam por ele. Lá é exibido o que há de melhor nas obras de arte brasileiras, um indispensável espaço cultural disponível na capital.

Teatro Nacional (foto: reprodução)
Teatro Nacional (foto: reprodução)

Já o Teatro Nacional Cláudio Santoro é um grande espaço em formato de pirâmide irregular, rodeado de artes plásticas cubistas de autoria de Athos Bulcão. Possui três salas de espetáculos e é destino certo das melhores peças nacionais e internacionais.

Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha

Estádio Nacional de Brasília - Mané Garrincha (foto: reprodução)
Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha (foto: reprodução)

Uma das obras mais novas de Brasília, o Estádio Nacional de Brasília seguiu os conceitos arquitetônicos de Oscar Niemeyer para se enquadrar nos padrões monumentais do Distrito Federal. Apesar desse nome, a cultura popular atribui ao estádio o nome de Mané Garrincha, uma homenagem ao jogador brasileiro bicampeão mundial e nome que já era atribuído ao estádio antes da grande reforma.

Atualmente, o Estádio Nacional tem capacidade para 71 mil pessoal e é considerado multi uso, fazendo parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, juntamente com outros centros como o Autódromo Nelson Piquet e Ginásio Nilson Nelson.

Congresso Nacional

Ao fundo, Congresso Nacional (foto: reprodução)
Ao fundo, Congresso Nacional (foto: reprodução)

Os prédios mais famosos de Brasília, rodeados de palácios e e edificações ministrais, espelhos d’água, esplanada e diversos outros monumentos. O Congresso Nacional é a sede do poder Legislativo. Os dois prédios no meio de 28 andares abrigam as questões administrativas, e as duas cúpulas abrigam os plenários da Câmara dos Deputados e o Senado.

Brasília também é uma cidade repleta de palácios, cada um com sua utilidade administrativa. Os palácios exibem a arquitetura refinada e de bom gosto da capital e contém acervos artísticos em seus interiores como os palácios da Justiça, do Buriti, do Planalto, da Alvorada, do Itamaraty e do Supremo Tribunal federal.

Torre de TV Digital

Torre de TV Digital - A Flor do Cerrado (foto: Reprodução)
Torre de TV Digital – A Flor do Cerrado (foto: Reprodução)

Outra das mais jovens obras arquitetônicas de Brasília, apelidada de Flor do Cerrado e projetada por Oscar Niemeyer, a Torre de TV Digital tem como objetivo distribuir o sinal de TV de alta definição para os brasilienses.

O mirante mais alto, a 120 metros de altura, proporciona uma visão de 360 graus da cidade. As outras duas pétalas da torre abrigam lojas, restaurantes e cafés.

 

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *