DicasFree.com » Amor » Pessoas com dificuldade de relacionamento amoroso

Pessoas com dificuldade de relacionamento amoroso

Por que algumas pessoas possuem dificuldade de manter um relacionamento amoroso? Caso esse seja o seu questionamento, está no lugar certo. A dica free de hoje é analisar os motivos de uma pessoa não conseguir manter um laço afetivo duradouro. Confira!

     

Relacionamento não é uma coisa fácil, a começar pelo ambiente familiar. Quem nunca teve uma discussão com a mãe, pai ou irmãos? Não é de outro mundo ter conflito em algum momento da vida com um parente próximo.

Da mesma forma acontece com os amigos, estranho é nunca ter discutido algo com um amigo querido. Os conflitos fazem parte da vida, as opiniões opostas uma hora acontecem, gerando desentendimentos.

Porém, estamos focados nas pessoas que por algum motivo possuem dificuldades em se relacionar amorosamente com alguém. Logo, o conflito deixa de ser algo natural, pois estamos falando de um conflito interno que precisa ser solucionado. São muitas questões a serem colocadas para chegarmos a uma conclusão.

Por que algumas pessoas não conseguem manter um laço afetivo? O primeiro ponto a ser analisado é a expectativa criada, pois muitas pessoas projetam o amor ideal, esperando algo que nunca chegará, simplesmente pelo fato de não existir a pessoa perfeita.

Um dos maiores problemas também é achar que a felicidade chegará, quando encontrar o amor que sempre sonhou, sendo que a felicidade em primeiro lugar tem que estar dentro de si.

Sabendo-se disso, muitas pessoas encontram dificuldades para se envolver, porque acreditam de alguma maneira que a felicidade está no amor. Sim, tem que conter felicidade no amor, mas o que é preciso entender é que a felicidade independente de qualquer relacionamento, tem que partir primeiramente de si e nunca depender de alguém para ser feliz.

Logo, o amor se transforma em algo ruim, pois muitos projetam relacionamentos perfeitos e acabam decepcionando-se, quando enfim, vivem um romance e descobrem que não é um conto de fadas. Talvez, esse sentimento desencadeie uma dificuldade futura de manter um relacionamento afetivo.

É claro que o amor é lindo, mas lembre-se estamos falando de um amor sincero, pois somente esse amor vem acompanhado de fidelidade, companheirismo, romantismo, carinho, ou seja, o seu amor transforma-se no seu melhor amigo.

Mesmo o amor sincero, têm as suas dificuldades. É necessário manter suas qualidades, superando os defeitos que incomodam. O amor é aprendizado, porém alguns conseguem aprender juntos durante o relacionamento, já outros é necessário que uma separação ocorra, mas o aprendizado continua.

Muitas vezes somos seres humanos complexos, o impedimento de criar laços afetivos, geralmente é desprendido por traumas, como bloqueios emocionais de situações vividas em relacionamentos frustrados.

O bloqueio emocional pode vir não só de desilusões amorosas vividas, mas também de relacionamentos ruins presenciados durante a vida, por exemplo, casamentos em que o filho presenciou todas as brigas dos seus pais até chegar ao fim do matrimônio.

Imagens e sensações ficam armazenadas na memória, podendo acarretar dificuldades para manter um relacionamento amoroso por medo e por não querer viver algo parecido, criando um bloqueio total quando o assunto é manter um compromisso sério com alguém.

Relacionar-se é tão natural para algumas pessoas, já para outras é um tormento. Esse tormento faz com que essas pessoas busquem meios que não tenham que se expor ao outro, como relacionamento mantidos via internet.

A dificuldade de manter um convívio a dois, pode ser pela sensação se de sentir inferior ou superior em relação as outras pessoas. Outro fator importante também é a desconfiança. A pessoa que não consegue confiar no outro, impossibilita o desfecho de um relacionamento saudável.

A seguir, falaremos dos possíveis motivos para uma pessoa não conseguir manter um relacionamento amoroso.

Timidez: Pessoas tímidas possuem uma extrema dificuldade de interagir socialmente. Muitas tem receio de se expor por medo do que outro pensará a seu respeito. A pessoa acaba reclusa por sentir vergonha, preferindo manter-se distante das interações sociais. Sendo assim, criam uma zona de conforto, pois assim, sentem-se protegidos de situações desagradáveis, evitando relacionar-se o mínimo possível.

Sentimento de rejeição: O sentimento de rejeição desencadeia vários sentimentos negativos, fazendo com que a pessoa se distancie até mesmo de pessoas queridas que demonstram afeto por ela. A dificuldade de se relacionar com qualquer pessoa do cotidiano é extrema.

Sentimento de superioridade: Esse sentimento faz com que a pessoa tenha dificuldade de se relacionar amorosamente, por achar que nada e ninguém é boa o bastante para ela, sempre acha que merece algo melhor, que nada é o suficiente. Geralmente, essas pessoas se acham superiores por sua classe social, julgando-se culto e bonito demais. Infelizmente, a falta de humildade e empatia impede que mantenham laços afetivos, pois são sempre seletivos.

Importante:

Para manter um relacionamento saudável, é necessário acabar com conceitos e preconceitos, respeite os seus limites e o do outro também. É preciso abrir-se ao outro deixando de lado todo sentimento negativo, como a timidez, a rejeição e a superioridade.

Entenda que é um relacionamento a dois, logo, é primordial compreender a necessidade do outro e também adaptar-se, pois o amor não pode ser construído querendo que o outro mude a sua forma de ser.

Pare de culpar os outros por suas frustrações, se for necessário busque ajuda profissional, mas não coloque a responsabilidade no outro por não conseguir manter um laço amoroso. Reveja as suas atitudes e busque manter um relacionamento em paz.

Valorize as pessoas que te querem bem, saia da zona do conforto. Cultive os bons relacionamentos, aprenda a dialogar, principalmente quando o seu ponto de vista for o oposto do outro.

Caso tenha dificuldade para se relacionar amorosamente, procure buscar os pontos negativos que não te deixam criar laços. Mantenha o foco em solucionar esses problemas e entenda que o amor é reciprocidade. É preciso dar para receber. Mas esteja sempre preparado para os momentos ruins, pois eles existem e é preciso aprender a lidar com eles de forma positiva.

Tente olhar para os traumas vivenciados como aprendizados e não como algo que ainda dói. Independente, do que tenha acontecido de negativo, coloque em mente que era necessário. Os momentos ruins faz com que crescemos, mas a escolha sempre será nossa se esse crescimento será positivo ou negativo.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?