Instrumentos musicais de sons harmônicos

Quando pensamos em sons harmônicos logo associamos o raciocínio aos instrumentos eruditos, notáveis principalmente nas orquestras sinfônicas. Mas, ao contrário do que se pensa, alguns destes instrumentos não são exclusividade apenas das orquestras, eles também estão empregados em outros ritmos como jazz, blues e até no rock and roll.

Gaita

Iniciaremos a matéria com um muito conhecido e possuidor de um som que caminha para a melancolia, dependendo de como é tocado. A gaita foi inventada na primeira metade do século XIX. Inicialmente foi encarada como um simples brinquedo, até a segunda metade do mesmo, quando foi reinventada com apetrechos mais profissionais.

A gaita é um instrumento de sopro.
Gaita. Créditos de imagem: http://www.cheirodemusica.com.br

Piano

Outro instrumento que ficou muito famoso no mundo inteiro é o piano. De origem italiana, exaure sons harmônicos que podem ser empregados em diversos ritmos. Contudo, sua presença é marcante na orquestra sinfônica.

O cálido som emite ritmo a partir dos acordes efetuados ao longo de seus 80 teclados. Há pianos, principalmente os modernos, que não chegam a ter esse número de teclas.

O piano é um dos principais instrumentos em orquestras.
Piano. Créditos de imagem: http://www.keywordpicture.com/

Violino

Ainda falando de sons harmônicos, um instrumento que possui uma melodia cálida e faz muitos se emocionarem é o violino. Comum na formação de orquestras, bandas de jazz, na dança e até mesmo no tango argentino.

Esse corresponde a um apetrecho de cordas friccionadas que através do atrito feito com seu arco, emite som, podendo variar do agudo ao grave. Ao lado do piano, é utilizado principalmente na celebração de reuniões religiosas nas grandes catedrais.

O violino é um instrumento delicado.
Violino. Créditos de imagem: http://www.sometom.com.br

Flauta doce

A flauta doce trata-se de um dos instrumentos mais antigos que já se teve notícia. Elas eram feitas a partir do bambu em diversos locais da Europa. Caracteriza um instrumento de corpo estreito e cilíndrico, possuidor de 10 furos, responsável pela afinação sonora no momento do sopro.

Fora muito utilizada pelos trovadores medievais afim de acompanhar cantigas diversas como de escárnio, amizade e amor.

A flauta é um instrumento doce.
Flauta. Créditos de imagem: http://www.ricopecas.com.br/

Há outros instrumentos de sopro, assim como a flauta doce, que possuem sons harmônicos, como o clarinete e os saxofones.  Além disso, existe uma gama de instrumentos de corda que se enquadram nessa categoria.

Um bom exemplo deles é o violão clássico que, quando bem afinado, exaure um som perfeito. A música como um todo oferece a oportunidade de estudá-la, se você tem interesse em se aprofundar no assunto, procure um escola de música perto de sua casa.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *