Como ensinar seus filhos a sustenbilidade

Sustentabilidade é a palavra que está sendo mais empregada na última década, e não é pra menos. Tanto as autoridades governamentais, quanto a população perceberam o que o mal uso dos recursos naturais está causando.

O desmatamento desregrado em várias partes do planeta, a extinção de animais e as tempestades atípicas são fatores alarmantes, bem como os sinais de que em pouco mais de um século e meio houve um aumento significativo com relação a temperatura da Terra, as geleiras estão derretendo, os oceanos esquentando e a emissão de gases poluentes na atmosfera pela indústria, aumentam cada vez mais o buraco na camada de ozônio. Aí entramos na questão, como evitar que estes danos atinjam nossos filhos futuramente?

Antes de mais nada, a atitude deve partir de você pai e mãe, vocês são os melhores exemplos que seus filhos podem ter sobre como viver e não ferir ferrenhamente o meio ambiente. Parece surreal, uma utopia, mas para garantir que seus filhos vivam em um mundo mais harmônico partirá de sua atitude agora, como pais, responsáveis.

Ser sustentável é ser consciente. (Foto: Reprodução)

  • Como obter recursos sem precisar desmatar ou extinguir?
  • Como conciliar questões sociais, econômicas e ambientais para o desenvolvimento de diversas nações?  

Tudo isso seus filhos aprenderão com vocês, com certeza eles irão espelhar-sem e transmitir o aprendizado adiante.

Por onde começar?

Para começar, ensine-os, desde pequenos a separar o lixo em:

  • Orgânico
  • Plástico
  • Vidro
  • Papel
  • Metal

Também não esqueça de ensina-los a deixar o lixo eletrônico em postos de coleta. Lecione que é preciso respeitar a natureza assim como cada ser humano, só dessa forma todos nós podemos fazer parte de um mesmo ambiente.

Mostre a eles que o uso de energia está associado a questões econômicas e de conforto para todos. Explique que sem energia é impossível fazer pesquisas no computador e até mesmo assistir televisão. Apresente em alguns documentários e livros mais atuais, a energia renovável, uma ótima saída para não exigir tanto dos recursos naturais.

Ensine seu filho a proteger o meio ambiente onde vive, não designamos florestas e matas, mas a comunidade. Assim como não jogar lixo em terrenos baldios, sempre que for comprar algo no qual irá consumir imediatamente, procurar uma lixeira para descartar o lixo. Até mesmo um inofensivo papel de balas pode gerar sérios transtornos futuros, unindo-se a outros podem provocar entupimento das bocas de lobo causando enchentes.

Existe uma série de bons ensinamentos que se articulados nos seus filhos desde pequenos, com certeza o transformará em um adulto sustentável. O mais importante disso tudo, é fazer sua parte para dar bons exemplos. Ensinando que não devemos nos preocupar apenas com o futuro das pessoas próximas a nós, mas do mundo.

Se pequenas atitudes como essas forem tomadas, se cada pai ensinar seus filhos desde pequenos a importância da preservação do meio onde vivem, com certeza daqui há alguns anos catástrofes não acontecerão com tais intensidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.