Intercâmbio na Itália

A Itália está integrada a Europa Meridional, sendo banhada pelo Mar Mediterrâneo, estando ladeada ao longo de sua costa por várias ilhas. Fazendo fronteira com:

  • Norte da Suíça
  • Oeste com a França
  • Leste da Áustria e Eslovênia

Pela área que ocupa, é mundialmente conhecida por seu contraste nas regiões montanhosas com neve e em outra porção as praias quentes do mar mediterrâneo. Lá também é designado um dos berços da civilização moderna.

As cidades construídas, assim como Roma, são caracterizados como cidades eternas. Aquelas que foram constantemente invadidas e logo reconquistadas. O país também teve participação ativa na evolução da sociedade contribuindo com a expansão militar, inovações na arquitetura e a prática da cidadania no meio político.

Intercâmbio Itália
(Foto:Reprodução)

Intercâmbio

Para fazer intercâmbio na Itália, o indivíduo precisa obter um título de residência, o qual é denominado “il permisso di soggiorno”, que dantes era renovado a cada ano, mas de alguns anos para cá não se faz necessário.

“il permisso di soggiorno” para estudantes é adquirido na concessão do visto. Antes de arrumar as malas rumo à Itália, é preciso se dirigir a embaixada italiana ou consulado para realizar o trâmite. Para isso é preciso estar munido de documentos como:

  • Passaporte válido por 3 meses;
  • Bilhete aéreo com reserva de voo de ida e volta;
  • Apresentação de meios financeiros que comprovem a permanência na Itália sob garantia de sustentação no país;
  • Confirmação de reserva de hotel ou outro local habitativo.

Para a liberação do visto para estudo, alguns consulados exigem a inscrição em um curso de pelo menos 20 horas semanais. Trata-se de um meio para o governo saber se o indivíduo realmente vai ao país com intuito real de estudar.

Não é permitida a prorrogação do estrangeiro no país, somente mediante a apresentação do documento “il permisso di soggiorno” onde é possível garantir sua permanência.

Dicas

A Itália é recheada de opções para estudos e trabalho. Enquanto se dedica a graduação, você pode se aventurar em um emprego por troca de alguns euros, esses meios de renda tradicionalmente são procurados em agências.

Saiba que o enriquecimento e troca de experiência cultural será relevante, se ainda não domina o idioma, através do emprego a língua será aprimorada. Em Roma, por 34 euros você garante um passaporte (roma pass) para visitar os pontos turísticos mais famosos da cidade.

O bilhete é válido por três dias, além disso você tem direito de utilizá-lo no transporte público que se destina aos monumentos como o Coliseu. Mais informações sobre o roma pass, acesse www.atac.roma.it.

O que você está esperando? Passe os melhores momentos de sua vida na Itália em um intercâmbio memorável. A oportunidade bate a sua porta. Adquira experiências estudando fora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.