Como é comemorada a páscoa no México?

Páscoa no México

Em comparação com as tradições brasileiras, a páscoa no México acontece de uma maneira bem peculiar. Claro que conferir de pertinho é bem melhor, mas vamos entender um pouquinho mais sobre esse jeitinho único de comemorar a páscoa através dos costumes mexicanos.

O primeiro ponto, um tanto estranho, é uma devida esmagação de ovos feita pelas crianças. Elas também colocam certos pedaços de papéis na cabeça para aparar a “sujeira” dos ovos. Fazem isso sucessivamente umas nas outras e o evento ocorre cerca de uma semana antes da Quaresma.

Todo o país também é tomado pela encenação da famosa e mundialmente conhecida Paixão de Cristo. Em especial, a cidade de Iztapala que atrai uma média de 3 milhões de pessoas. Localizada precisamente ao Sul da Cidade do México (capital). Segundo a tradição, a homenagem é feita ao Santo Sepulcro.

A páscoa no México é comemorada de um jeito peculiar.
Páscoa no México (foto: reprodução)

Eles contam que o mesmo teria afastado para sempre a cólera do México, no ano de 1843. A epidemia fez com que quase toda população local estivesse contaminada. Os mexicanos são muitos devotos a essa tradição e ao Santo Sepulcro, exatamente por isso oferecem louvor ao mesmo em todas as épocas de páscoa.

Chocolates e coelhos só são costumes mantidos por aqueles que fazem parte de poder aquisitivo alto. Contudo, eles guardam a sexta feira santa, não comem carne de jeito nenhum. Alguns mexicanos, fazem questão de guardar todas as sextas feiras da Quaresma, não ingerindo nenhum tipo de carne além do peixe.

Em pleno domingo pascoal, passa em rede nacional a transmissão de uma missa realizada especialmente para essa data. Todos os mexicanos tem “obrigação” de assisti-la. A celebração é feita em memória da Ressurreição de Jesus Cristo e a devoção e concentração é presente no olhar do povo.

A malhação (ou espancamento) de Judas é feito no domingo, precisamente ao meio-dia. Os bonecos que representam o discípulo são socados e estraçalhados em plena praça pública. Também são queimados e enforcados, e em outros lugares, as crianças o trocam por doces.

A brincadeira é longa, dura cerca de 40 dias. Nesse tempo os devotos, como no Brasil, pedem bençãos, fazem promessas, jejuam e demais tradições do povo mexicano.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *